Lionete Camerino foi a primeira e única mulher prefeita de Crateús


 No dia em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o município de Crateús tem em vida a sua primeira e única prefeita do município. No dia 27 de fevereiro de 2023, a ex-prefeita completou 94 anos.

Conforme o historiador crateuense Flávio Machado, consultado pela reportagem, ela foi prefeita entre os anos de 1977 a 1982, governando por durante seis anos, após o mandato de seu esposo José de Oliveira Camerino, que foi eleito em 1970, e antes do prefeito Leandro Martins, que governou até seu falecimento em 1987. Lionete teve que governar apesar do luto falecimento de seu esposo nos primeiros seis meses de mandato. 

"Ele era um braço forte dela. Grasças a liderança dele que ela se elegeu também. Era um grupo pesado, muito forte, era o grupo do Antônio dos Santos também na época", destacou o historiador ao repórter Nathan Loiola.

"Ela foi professora, fez um trabalho muito bom, inclusive o estádio Juvenal Melo nunca tinha uma reforma, e foi na gestão dela que conseguiu alambrado, vestiário, arquibancada. Antes a gente assistia o jogo separando o campo através de uma corda", continuou o historiador. 

 Em sua gestão, o município recebeu as primeiras obras de pavimentações asfálticas, ponte do bairro dos Patriarcas, e a tão famosa Praça dos Pirulitos. Lionete é contemporânea de mulheres renomadas de Crateús, como a professora Rosa Morais e Dona Delite. Atualmente, o município de Crateús tem apenas uma mulher que ocupa cargo no município, sendo a vereadora Eliane Teles. 

Ao todo, Lionete teve 7 filhos, e é avô do renomado farmacêutico biquímico Dr. Kevin Camerino, proprietário da Labmédica. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem