Morreu na tarde desta quinta-feira (9) em Fortaleza, o economista Manoel Carmo, de 84 anos. Ele estava internado no Hospital São Carlos.
Nascido na cidade de Crateús, em 01 de setembro de 1938, Manoel Carmo era economista, contabilista e poeta. Manoel de Souza Carmo deixa, a esposa Felicia Ponte (segundo casamento) e cinco filhos, sendo eles, Helio, Helder, Carmo Junior, Hugo e Herbert Henry, professor da Escola de Ensino Profissionalizante Manoel Mano.
Manoel Carmo, em 1957 ingressa como soldado no 4º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) em Crateús. Em 1962, chega a ser chefe da seção de pessoal Civil do referido órgão. Posteriormente atuou por vários anos em Brasília, percorrendo em sua trajetória profissional vários ministérios e departamentos. Formado em Economia, pelo CEUB e especialista em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, desenvolveu trabalhos, junto a Prefeitura Municipal de Crateús e outros municípios.
Foi venerável mestre da Loja Deus e Crateús, nº 20, em Crateús, fazendo diversos benefícios para a sociedade crateuense.
Sócio do Lions Clube de Crateús, entidade que presidiu por dois mandados, coordenando várias ações voluntárias junto a população de Crateús e atuando junto aos jovens, refundando o Leo Clube de Crateús.
Entre os livros publicados, destaca-se “A poesia Voa”, 2021 e, “Poemas para a gente ler”, 2022, e outros que acompanham contos atuais de seus momentos de vida.
Manoel Carmo, recebeu vários prêmios, como o de melhor presidente do Lions Clube, Maçom Excelência entre outros, por sua habilidade para a oratória e escrita, aliada à grande capacidade de conquistar amigos e planejar ações.
SERVIÇO
O velório será realizado na Rua Dr João Tomé, 1570 – Planalto, em Crateús. O sepultamento está marcado para as 16:00h no Cemitério São Miguel da referida cidade.