Como fazer a declaração de IR para o MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma alternativa de negócio para os profissionais autônomos que não possuem capital suficiente para lidar com todas as tributações existentes no mercado. O MEI garante os processos e atividades de uma pessoa jurídica para uma pessoa física, mas é importante estar atento aos prazos e às mudanças frequentes que o governo aplica.

Tiago Santos, diretor-executivo da NTW Bragança Paulista, explica que “o MEI é uma boa porta de entrada para o profissional que deseja empreender ou trabalhar sem um vínculo empregatício”.

O diretor-executivo pontua que mesmo com o reajuste em janeiro de 2023, de 8% na contribuição do MEI, esse modelo de empresa ainda apresenta muitas vantagens para quem quer investir no seu negócio sem tanta burocracia. Atualmente o MEI tem mais de 12 milhões de profissionais registrados.

Questionado sobre as principais mudanças desse segmento para 2023, Tiago afirma que a principal é o projeto que altera o limite anual do MEI para R$130 mil ano. De acordo com ele, a proposta já foi aprovada no Senado, e aguarda deliberação do plenário da Câmara dos Deputados para ir à sanção presidencial.

Declaração Anual do Microempreendedor Individual

O contador recorda que é importante realizar a declaração do MEI até o dia 31/05/2023 para evitar multas. A documentação deve ser preenchida no portal da Receita, deve ser exposto o faturamento anual do ano anterior à data da declaração.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem