Árvore com 71 anos em Nova Russas é tombada

Foto: Taian Silva

Localizada à beira do Rio Curtume no município de Nova Russas, uma mangueira septuagésima foi tombada como patrimônio ecológico e cultural, na manhã desta quinta-feira (23), durante as ações em celebração à Festa Anual das Árvores no município de Nova Russas.

A partir desta data a árvore tombada fica imune à corte, remoção, replantio, queima, poda abusiva e a todo e qualquer dano que possa acarretar sua morte ou prejudicar seu estado. E somente a Prefeitura ou prestadores de serviços expressamente autorizados poderão executar serviços de poda e manutenção da árvore.

A cerimônia de tombamento aconteceu na área externa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), embaixo da linda mangueira durante o evento Pincelada pelo Meio Ambiente - Meu Mundo Colorido, realizado pela prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.

O evento contou com a participação da prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano, e do Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Pedro Veras de Lira, além de outros secretários. Na ocasião, ficou registrado em placa fixada em frente à mangueira o decreto de imunidade ao corte, assinado pela prefeita e pelo secretário. 

Também estiveram presentes, Chico Rosa e Totonho Rosa, filhos do homem que possibilitou esse momento histórico ao plantar a árvore. Assim como alunos de creches locais e os integrantes do Programa Meu Mundo Colorido, acompanhados da coordenadora, Leda Mororó.

A Festa Anual das Árvores celebra as espécies nativas do Ceará, e ocorre neste período do ano nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, pois o clima é melhor para plantar árvores. No município de Nova Russas, diversas atividades ao longo desta semana têm sido executadas em torno do tema sustentabilidade.

Sobre a Mangueira 

A mangueira tombada foi plantada em 1952 por José Gonçalves, e tem uma importância cultural, histórica, social e ambiental para os novarrussenses. Segundo memórias resgatadas pelos cidadãos do município, a mangueira foi a única que resistiu ao longo dos tempos, de oito árvores da mesma espécie que tinham no local.

O que diz o COMDEMA? 

Podem ser tombadas árvores identificadas pela população com mais de 70 anos, que tenham contribuição histórica no relato de moradores e deliberadas pelo Conselho de Defesa de Meio Ambiente (COMDEMA).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem