Projeto do Dia do Músico Cearense é aprovado e será comemorado no aniversário de Belchior

Projeto foi proposto pelo músico e professor Wilker Silva. (Foto: arquivo pessoal)

O Dia da Música Cearense passará a ser comemorado a partir deste ano em 26 de outubro em homenagem à data de nascimento de Belchior, cantor, compositor cearense, famoso por canções como “Alucinação”, “Sujeito de Sorte”, Coração Selvagem” e a música “Como Nossos Pais” que ficou nacionalmente conhecida pela icônica versão na voz de Elis Regina.

Desde 2017 o músico, professor e arranjador Wilker Silva, havia idealizado a homenagem e torná-la lei estadual com base na lei federal nº 12.624, de 9 de maio de 2012 que institui o dia 17 de outubro como do Dia da Música Popular Brasileira, data natalícia da compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga.

Após 5 anos de buscas e pesquisas, em outubro de 2022, o músico Wilker Silva é apresentado ao deputado estadual Queiroz Filho (PDT) no restaurante na Praia de Iracema, Novos Boêmios. Na ocasião, o músico lhe apresenta a proposta de lei com texto e justificativa prontos que prontamente é acolhida pelo deputado. E em novembro deste mesmo ano é aprovada e publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará, a lei nº 333/2022 em 18 de novembro, pela então governadora Izolda Cela, a lei que torna o dia 26 de outubro como o Dia da Música Cearense.

Esta data eterniza o grande compositor e narrador das desventuras privadas Belchior e também a tantos outros músicos cearenses que já nos deixaram como: Izaíra Silvino, Luizinho Duarte, Tarcísio Sardinha, Evaldo Gouveia e outros. Bem como, eterniza em vida tantos outros como: Ednardo, Falcão, Babau do Pandeiro, Fausto Nilo, Aparecida Silvino, Freitas Filho, Raimundo Fagner, Eduardo Holanda, David Simplício e todas as gerações de músicos que surgem e hão de surgir no Ceará e à cima de tudo, que anualmente celebrando esta data, possamos reconhecer que a música cearense também é música brasileira.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem