Pai de superdotado enumera três dicas para ensinar inglês às crianças


Foto: Divulgação / MF Press Global


Na fase adulta, quando falamos em pretensões profissionais, por exemplo, aprender uma segunda língua é essencial e pode classificar uma pessoa como indivíduo que possui algo a mais que qualquer outro concorrente. Mas será que é possível buscar esse diferencial já quando criança? A resposta vem da família de um superdotado brasileiro.

Fagner Marques, pai do menino Benjamin Muniz, de 5 anos - que já é membro de duas sociedades de pessoas com alto QI (Mensa e Intertel) -, deu algumas dicas de como incentivar as crianças a buscarem uma nova língua, no caso dele o inglês. Inicialmente, Fagner reconheceu que o fato de Benjamin ser ASHD (Altas Habilidades/Superdotação com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é o principal fator que explica o aprendizado mesmo sem um método de ensino.

"Mas, apesar disso, quando percebi que ele já falava inglês, pensei em como manter esse aprendizado até porque a descoberta do inglês veio bem antes da identificação como AHSD. Então eu tive algumas atitudes que trouxeram o inglês para perto do Benjamin", disse. Fagner lembrou que o filho aprendeu a língua estrangeira através de vídeos. Mas ele cita que conversou com algumas professoras de bilinguismo, que dão aulas para os pais sobre como introduzir a segunda língua em casa, e o método que o Benjamin aprendeu inglês é muito parecido com o que a maioria das famílias fazem de início e sem orientação. O resultado é quase zero.

Mediante isso, Fagner enumerou três dicas que podem ajudar a todos os pais introduzirem esse segundo idioma na vida dos filhos, nesse caso o inglês. Confira:

1- Deixa o inglês fazer parte do ambiente da criança

"Seja através de músicas, desenhos e jogos. Aproveite as coisas que a criança já gosta de fazer para introduzir essa nova língua. Nas brincadeiras ensinando uma palavra ou outra. Mas sem tanta formalidade quanto na escola, a palavra é na brincadeira mesmo, para que ela vá adquirindo o idioma de forma natural", falou.

2- Comece pelas palavras e comandos curtos

"Good morning, good night, please, thank you (...) As palavras mais fáceis e que você consegue introduzir de maneira mais simples nas frases. Comandos simples como 'come on', “let’s go, e “stand up” já auxiliam nesse aprendizado também", disse.

3- Interação social/humana

"O Benjamin aprendeu o inglês vendo vídeos no Youtube, mas ele é uma criança com altas habilidades. Para outra criança assistir vídeos não é suficiente. É preciso ter, sempre que possível, alguém ali dialogando com ele em inglês. Em uma casa onde ninguém fala nada de inglês, a criança não vai aprender. Não é necessário ter alguém fluente em casa, mas é fundamental que aconteça uma interação com pai, mãe, irmão, para que o inglês se torne uma experiência para ela", finalizou.

Sobre Benjamin Muniz

Com QI 133, o menino Benjamin Muniz, cinco anos, aprendeu inglês sozinho ainda com três anos de idade vendo vídeos no YouTube. É o mais jovem brasileiro aceito em duas das mais restritas sociedades internacionais de pessoas com alto QI. Atualmente, segundo os pais do garoto, além de ser fluente em inglês, já conhece todo o alfabeto russo e demonstra mais interesse por matemática, questões de memória e também por planetas e o sistema solar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem