Ovo cura a ressaca? Saiba como o alimento pode te ajudar a curtir a folia do carnaval



São Paulo, fevereiro de 2023 - Chegamos na data festiva mais animada e popular do país. Mas antes de cair na folia e mostrar ao mundo todo seu samba no pé, vale a pena entender um pouco o funcionamento do seu corpo, principalmente após a ingestão de bebidas alcoólicas.


Lúcia Endriukaite, nutricionista

O carnaval e o consumo de álcool sempre andaram juntos. Dessa forma, a data festiva, por muitas vezes, é relacionada com o alto consumo de bebida alcoólica, seja na avenida ou nos bloquinhos de rua. Segundo Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, após a ingestão da bebida alcoólica, parte do álcool é absorvida no estômago e o restante no intestino delgado. “Após a absorção, o álcool cai na corrente sanguínea e vai para o fígado, onde é metabolizado e excretado. Além de causar danos ao fígado com a famosa ressaca e para alguns vômitos, o álcool altera o comportamento, que a princípio pode deixar a pessoa mais alegre e descontraída, mas depois deprime, podendo acarretar em alterações de humor e dependência”, explica a especialista.

Para se ter uma ideia, de acordo com o professor Marcus Vale, da Seara -- UF, 1 litro de cerveja apresenta algo em torno de 48 a 50g de álcool e a eliminação de álcool pelo organismo de um homem de 70kg é de aproximadamente 15g por hora, o equivalente a 340 ml de cerveja. Já na mulher esse processo é muito mais sensível e demorado, portanto, o dano é muito maior, interferindo inclusive nos hormônios sexuais.

Caso tenha exagerado nas festas e precisa de uma dica prática para aliviar o mal-estar e continuar a folia, o consumo de ovos pode ser muito benéfico. Ainda segundo a nutricionista, o ovo é o alimento mais completo para essa missão e qualquer outro tipo de dieta. A praticidade, sabor, fácil acesso e funcionalidade são as características que colocam o ovo como um grande aliado. Adote um cardápio equilibrado com verduras, legumes e frutas, incluindo o ovo em sua rotina alimentar.

O que comer antes de sair para a folia?

Para evitar que a bebida potencialize os efeitos indesejáveis da ressaca, é preciso apostar em uma alimentação nutritiva antes de sair para as festas. “Fazer refeições que contenham ovos antes de beber retarda a absorção do álcool pelo organismo, porque o ovo é rico em proteína e em gorduras boas, dos tipos mono e poli-insaturadas”, explica a nutricionista do Instituto Ovos Brasil. Além disso, é importante se alimentar durante o consumo de bebida e intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com sucos ou água.

O ideal é dar prioridade para alimentos leves, nutritivos e ricos em proteína. “Uma boa pedida é o omelete que vai proporcionar saciedade, vai retardar a absorção do álcool, além de contribuir com as vitaminas do complexo B que ajudam o funcionamento do fígado”, diz a especialista.

O que comer para curar a ressaca?

Como dissemos anteriormente, a chamada ‘ressaca’ nada mais é do que um conjunto de sintomas mentais e físicos ocasionados devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o que resulta em desidratação, aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool do sangue e alterações do sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulantes.

A proteína do ovo é também uma ótima alternativa para acelerar a recuperação depois da folia. O alimento possui vitaminas do complexo B, necessárias para reparar as perdas que o álcool proporciona ao organismo. Vitaminas A, E e minerais como magnésio, zinco, manganês e selênio são nutrientes antioxidantes que favorecem a recuperação celular. "Depois da folia, o recomendado é consumir refeições leves, como ovos mexidos ou ovos levemente cozidos por sete minutos com torradas, sucos de frutas e iogurte com cereais. Elas fornecem proteínas importantes para que as demandas do organismo sejam supridas e para a manutenção de nosso sistema imune", aconselha Lúcia.

É importante salientar que para aproveitar ao máximo é preciso estar de mãos dadas com a moderação. Mantenha-se hidratado e bem alimentado, evite misturar bebidas alcoólicas e se estiver fazendo uso de algum medicamento ou se for dirigir, não beba.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem