Estudante condenado por estupro no Piauí é preso na Argentina


 A Polícia Federal informa que na terça-feira (17/01) foi preso o estudante de medicina Marcos Victor condenado a 33 anos de prisão por estupro de vulnerável pela 6ª Vara Criminal de Teresina/PI. A prisão foi resultado de uma grande operação conjunta realizada pela Interpol, “Cuerpo de Investigaciones Judiciales (CIJ) del Ministerio Público Fiscal” e Polícia Federal da Argentina.

A partir da publicação da difusão vermelha da Interpol, a pedido da Representação Regional da Interpol no Estado do Piauí, e com base em levantamentos feitos pela Polícia Civil do Piauí, foi possível localizar e prender o brasileiro que se encontrava foragido da justiça desde setembro de 2021, quando houve a decretação de sua prisão preventiva. 

INTERPOL

A Interpol é um organismo de caráter internacional sediado em Lyon/França e que congrega agências policiais de 190 países, formando uma gigantesca base de dados de pessoas procuradas em todo o mundo, facilitando a troca de informações e combate ao crime. 

No Brasil, a Interpol é operada pela Polícia Federal, que mantém o Escritório Central Nacional em Brasília/DF, para onde são direcionadas as demandas oriundas das representações estaduais em cada Superintendência Regional.  

A atuação da Interpol ocorre através de pedidos de cooperação policial internacional, sendo o de Difusão Vermelha o mais conhecido deles, onde são publicados os mandados de   prisão expedidos pelas autoridades judiciárias, dando início à ordem de captura internacional. 

No caso de pedido de cooperação internacional para fins de captura, o processamento depende de autorização do magistrado que decretou a prisão para que seja possível a inclusão do mandado de prisão e difundida a informação junto às demais agências internacionais.

Ciente da ordem de captura, inicia-se a fase de busca por dados que ensejem a localização do procurado. Após a prisão, segue-se o processo de extradição para que a pessoa acusada possa regressar ao país onde tramita a ação penal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem