André Fernandes é alvo de pedido de inquérito solicitado pelo MPF



Deputado federal eleito pelo Ceará, André Fernandes (PL) teve seu nomes listado em uma ação do Ministério Público Federal, o órgão solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que seja instaurado inquérito para apurar a incitação, por parte do político, aos atos antidemocráticos de vandalismo ocorridos em Brasília no último domingo (8). Além de Fernandes, também são alvo do MPF as deputadas Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP).

A sustentação para o pedido são postagens feitas pelos políticos em suas redes sociais antes e durante o processo de invasão das sedes dos Três Poderes. De acordo com o MPF, as publicações podem ser enquadradas como crime de tentativa de abolir de forma violenta o Estado Democrático de Direito. André Fernandes já havia sido alvo de pedido semelhante, quando no início da semana o Psol pediu que ele fosse incluído em inquérito conduzido pela Suprema Corte sobre os ataques de 8 de janeiro.

Quem assina o pedido é o sub-procurador da República, Carlos Frederico dos Santos. Ele foi indicado por Augusto Aras, Procurador Geral, para atuar no âmbito do STF nos casos relativos às afrontas contra a democracia protagonizadas por vândalos no último fim de semana.

Fernandes publicou em sua conta no Twitter mensagens conclamando a participação nos atos do domingo na antevéspera de quando eles foram realizados. No dia dos fatos, também fez postagens sobre os resultados das incursões com teor terrorista vistas na capital federal.

Com Paulo Junior/Miséria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem