Pré-estação chuvosa tem início no Ceará


Foto: Igor Lucas


Nesta quinta-feira (1º), tem início a pré-estação chuvosa no estado do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nos primeiros dias de dezembro devem ocorrer chuvas em todo o território.

A estação chuvosa ocorre nos meses de dezembro e janeiro, juntos, correspondem a 16% das chuvas anuais, com registro de cerca de 130 mm.

De acordo com a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, em novembro já tivemos um dos meses mais chuvosos para o período, com acumulado de 73 milímetros. Em alguns municípios, as precipitações ultrapassaram 100 mm em 24 horas.

Meiry ressalta que as chuvas ocorreram pela presença de áreas de instabilidade formadas sobre o Oceano. "Isso também é uma característica desse período que inicia agora, a pré-estação chuvosa. Nessa época, em dezembro e janeiro, frentes frias que chegam até a Bahia, ali por Alagoas e Sergipe também ajudam a formar as nuvens de chuva, principalmente no centro-sul do Ceará", explica.

Outro fator que pode influenciar nas precipitações do estado é o sistema de vórtices ciclônicos de altos níveis, que podem causar chuvas mais volumosas, explica Meiry.

Com Yanne Vieira/Miséria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem