O que podemos aprender com empresas que cresceram na pandemia

 A pandemia foi devastadora para a economia global e o impacto no Brasil foi grande, mas na contramão da crise muitas empresas brasileiras de diversos setores tiveram um grande crescimento aplicando estratégias de empreendedorismo e redes sociais para escalar negócios. Pequenos negócios se transformaram em grandes empresas e negócios já estabelecidos triplicaram de tamanho investindo no mercado digital, marketing e aplicativos.

No setor de moda e alimentação por exemplo, quem investiu em tecnologia e marketing teve um retorno rápido e vendeu diretamente para os milhares de novos consumidores digitais que surgiram no Brasil devido a quarentena. Em todos os casos de empresas que venceram a crise, ou até mesmo nasceram durante a pandemia, o sucesso está atribuído a criação de conteúdo, marketing, organização, análise de qualidade, pesquisa de mercado e mais conhecimento em administração.

Nós separamos algumas empresas que nasceram ou cresceram durante a pandemia e o que podemos aprender com cada caso. Veja e inspire-se:

Housi (Apartamentos por demanda)




A startup Housi de apartamentos por demanda atingiu um aumento de 167% no número de contratos durante a pandemia e atualmente está presente em mais de cem cidades.

A empresa conquistou grande popularidade na internet e investiu pesado na contratação e parcerias com grandes influenciadores, com grande cuidado para escalar apenas aqueles com engajamentos verdadeiros e que transmitem boa imagem para o público, criando uma atmosfera perfeita para os amantes da cultura pop. Assinar um apartamento da Housi em São Paulo por exemplo é ter como vizinhos os participantes de reality shows e os influenciadores mais bombados do momento!

A lição deste caso é criar um ambiente para seu público e retratar devidamente seu produto ou serviço na internet através de influenciadores que realmente conversem com seu público.

EAI Burguer (Rede de franquias de hamburgueria premium)




Se você gosta de hambúrguer, com certeza você já curtiu pelo menos um vídeo da rede Eai Burguer na sua timeline. O que talvez você não saiba é que trata-se de uma rede de hamburgueria que nasceu dentro de um apartamento durante a pandemia. Os empresários Lucas e Larissa de Jundiaí-SP compraram os equipamentos e criaram um hambúrguer que as pessoas pudessem se apaixonar e dessa maneira conquistaram um público gigante pelos aplicativos até a ideia se transformar em uma hamburgueria premium na cidade e posteriormente uma rede com unidades em funcionamento em Jundiaí, São José dos Campos, Campinas e São Paulo, além de 40 franquias já terem sido vendidas para inaugurar este ano!

Lucas e Larissa sabiam que queriam crescer desde o início e na primeira oportunidade de lucro, eles investiram o dinheiro para enxergar o crescimento. Para alcançar o sucesso eles apostaram na alta qualidade do produto e marketing agressivo. O lucro que tiveram vendendo hambúrguer, eles investiram em marketing e contrataram uma equipe para operar um plano de expansão. A empresa é totalmente ativa no marketing digital, aposta em campanhas nas páginas de notícias, conteúdos nas redes, parcerias com influenciadores e contato próximo com os consumidores nas redes sociais, que adoram postar quando vão a um EAI Burguer por aí.

Approve (Marca de roupas)




A marca Approve já caminhava há alguns anos para dominar o mercado virtual de moda para jovens no Brasil, mas durante a pandemia triplicou a operação e atualmente a marca está prestes a lançar uma coleção com a Riachuelo, nos mesmos moldes de colaboração que a varejista já fez com a Versace e Moschino.

Com mais de um milhão de seguidores, a marca é uma sociedade de Leo Picon e Cacá Parra. A Approve aposta há anos em vestir famosos, tornou-se a marca nacional mais famosa da internet através do marketing de influência e é uma referência quanto a criação de conteúdo, gestão de imagem, criação, fidelidade do cliente, pós compra e logística.

A marca também aposta em eventos, lojas ''pop-ups'' e parcerias para coleções limitadas, além do marketing promovido pelo próprio Leo Picon, que sempre surge em revistas, eventos, podcasts e programas de TV divulgando alguma coisa de sua marca.

Carol Coxinhas (Rede de franquia de lanchonetes)




Em 2020 quando começou a pandemia, a Carol Coxinhas já estava em expansão e já investia em vender de forma digital pelos aplicativos de entrega, então quando a crise começou sua equipe já estava bem integrada aos aplicativos e mantendo relacionamento para negociar melhores condições, o que foi fundamental para atravessar os meses da quarentena com faturamento positivo e atraindo cada vez mais franqueados até atingir a marca de 80 franquias neste ano.

Carol Martineli, a CEO a frente da Carol Coxinhas dirige a empresa como uma empresa familiar e acompanha de perto toda a operação e para fazer sucesso apostou em diversas frentes diferentes como marketing, desde criar personagens inspirados nos produtos, um vocabulário próprio da rede e também reinventou a maneira de servir produtos já conhecidos e amados pelo público brasileiro como as coxinhas e diversos outros tipos de salgados, incluindo opções veganas.

A rede também é bastante ativa nas redes sociais, aposta na criação de conteúdos e Carol é reconhecida como uma das pessoas mais importantes do Franchising no Brasil. Além da marca que leva seu nome, ela também lançou outras duas marcas, uma de frango frito e outra de açaí.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem