Estudante de Ipu recebe premiação em Brasília por detectar novos asteroides em projeto da NASA

O cearense Eduardo Jerônimo, 17, recebe premiação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil por suas contribuições científicas
 

O estudante Eduardo Jerônimo, de apenas 17 anos, foi responsável pela detecção de 2 asteroides até então desconhecidos pela NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) em setembro desse ano. Por esse motivo, ele foi convidado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações a se fazer presente na 19º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, que aconteceu do dia 28 de novembro até o dia 4 de dezembro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade em Brasília.

Você deve estar se perguntando: “Como Eduardo detectou esses 2 novos asteroides se nem a NASA possuía conhecimento sobre eles?”.

O jovem participou de um programa da própria NASA em parceria com o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil) e o IASC (Site de Colaboração Astronômica Internacional) denominado Caça Asteroides. Esse projeto tem como objetivo detectar asteroides ainda não catalogados pela Agência Espacial Americana, pois, se um dia algum asteroide de pequeno, médio, ou grande porte vier a colidir com a Terra, a NASA precisa ter conhecimento sobre o objeto para evitar possíveis desastres.

Certificado de caçador de asteroides concedido pela NASA/MCTI/IASC a Eduardo Jerônimo


Jerônimo obteve êxito no projeto, identificando 2 novos asteroides através de imagens do espaço analisadas por ele por meio de um notebook. Assim, o cearense contribuiu para a ciência mundial e foi reconhecido por tal feito, recebendo o título de caçador de asteroides.

Registro do encontro de Eduardo Jerônimo com o astronauta brasileiro Marcos Pontes


Por conta de suas condições financeiras, o jovem de 17 anos teve de se locomover de Ipu (CE) até Brasília de ônibus.

“Foram 3 dias viajando, mais de 2000 quilômetros percorridos da minha cidade do interior do Ceará até a capital do Brasil, mas valeu a pena. Além de ser premiado (com medalha), representar minha cidade (Ipu) e meu estado (Ceará), aprendi muito com as apresentações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e também conheci figuras importantes da ciência nacional como o astronauta Marcos Pontes”, conta o estudante do 2º ano do ensino médio.

Agradecimentos:

“Para que eu pudesse ir a Brasília necessitei da ajuda de muitas pessoas e instituições, irei destacar as principais. Primeiramente, agradeço a Larittrix por ter sido a minha maior inspiração para participar desse projeto da NASA em parceria com o MCTI e o IASC, ela foi a primeira pessoa a se destacar nesse programa no interior onde moro, e também foi quem me apresentou o projeto e me auxiliou nessa jornada em busca dos asteroides (e vai continuar liderando estudantes que se interessam em participar do Caça Asteroides). Agradeço também as pessoas que estão à frente da minha escola, Patronato Sousa Carvalho, que me ajudaram bastante com os custos da viagem (hospedagem, alimentação, transporte e outros). Deixo meu agradecimento a Prefeitura de Ipu, que arcou com parte das despesas da viagem, agradeço também a todas as pessoas e empresas que fizeram doações, as pessoas que compraram pontos na rifa que fiz para angariar recursos para custear a viagem e, por último, mas não menos importante, agradeço a Deus pelas conquistas e momentos únicos vividos em Brasília.” - Eduardo Jerônimo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem