Criatividade de cibercriminosos faz aumentar a procura por segurança da informação no setor financeiro

 Durante a pandemia de Covid-19 houve a popularização do home office e do aumento de dependência de serviços digitais e aplicativos no ambiente profissional. Consequentemente, a atenção de cibercriminosos aumentou, que passaram a atacar em massa os ativos necessários para manter essa infraestrutura. Todos os setores, de forma geral, ficaram mais expostos, cada um com o seu risco individual que precisa ser avaliado desde o impacto até a proteção de cada ambiente. No entanto, um deles é - e sempre foi - constantemente atacado desde os primeiros dias da sua digitalização: o setor financeiro.


O motivo, como comumente é o desses crimes, é claro: dinheiro. A grande diferença é que são nessas instituições que ele está, literalmente, localizado. Dessa forma, a cada novo produto ou funcionalidade que surge no segmento, há uma legião de fraudadores que se movimentam buscando uma forma inédita de subverter sistemas, explorar vulnerabilidades e obter ganhos por meio de uma transação ilegal.

Por isso, o investimento do segmento para conter o avanço das ameaças dos cibercriminosos vem aumentando ano após ano. A Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021 mostra que os bancos investiram R$ 2,5 bilhões em segurança da informação em 2020. O valor representa 10% dos gastos com tecnologia no ano em questão, de um total investido de R$ 25,7 bilhões - quantia 8% superior ao ano anterior.

Os tipos de ataques realizados nesses casos variam entre os extremamente simples até os mais sofisticados. Os criminosos costumam estar sempre um passo à frente, burlando as medidas de proteção implantadas. As ameaças acontecem de todos os jeitos, como, por exemplo, ransomwares (semelhante a um sequestro digital de dados, onde os atacantes demandam um valor de resgate), vazamentos massivos de dados e comprometimentos de servidores internos, muitas vezes por um longo período de tempo sem detecção - permitindo que os cibercriminosos tenham acesso a numerosas e valiosas informações.


No entanto, uma das maiores preocupações é com as aplicações, sejam elas mobile, web ou desktop. Testes de invasão - também chamados de Pentests pelos profissionais da área - revelam falhas de segurança na arquitetura ou estrutura de uma aplicação que permitiriam um atacante fazer algo de uma forma diferente do que foi planejado para a mesma e assim efetuar uma fraude. Devemos ressaltar que, em linhas gerais, os criminosos estão, na maioria das vezes, em vantagem, no sentido de que defender é muito mais desafiador do que atacar. A superfície de ataque para burlar sistemas é gigantesca, pois basta uma falha para que o atacante, em teoria, seja bem-sucedido.

A vigilância deve ser constante. Nunca há um platô quando falamos de cibersegurança. Sempre é necessário estar atento às novas e constantes ameaças e atualizar as defesas, desde o início do processo de desenvolvimento de sistemas até a fase de produção, porque novas funcionalidades também introduzem novas vulnerabilidades. Portanto, a segurança da informação deve ser um ciclo contínuo de testes, detecção de falhas e aplicação das correções.

Antecipação de cibercrimes

A palavra-chave para as instituições financeiras no que se refere ao combate aos ciberataques é atualização. A atuação dos cibercriminosos é extremamente volátil, tornando um dever do setor modernizar constantemente as suas táticas de defesa. Uma das formas recomendadas para isso é a segurança ofensiva com foco em Pentest, os chamados testes de intrusão. A técnica envolve a simulação de um ataque cibernético, feita por hackers profissionais, que gera um relatório completo das falhas encontradas e como corrigi-las.

Ou seja, é uma maneira de antecipar a ação criminosa, prevendo as falhas que podem dar a oportunidade que o atacante almeja encontrar. Com essa solução também passa a ser possível criar um planejamento mais estratégico sobre como a instituição pode reagir em momentos de ataque e, assim, reduzir danos.

É apenas com esse nível de atenção ao assunto que o segmento pode bater de frente com o problema. Diante do cenário atual, em que mudanças no meio digital ocorrem todos os dias, esperar a ação criminosa para depois agir pode ser fatal. O constante zelo do setor financeiro, que é aquele que mais está sujeito a se prejudicar com os ciberataques, nos leva a um futuro digitalmente mais tranquilo e promissor.

*Willian Caprino é especialista em cibersegurança e diretor de desenvolvimento de novos negócios da Blaze Information Security com mais de 25 anos de experiência. Já atuou em grandes companhias nacionais e internacionais como Cielo, Banco CCF Brasil e Telefônica. Tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas e certificação de Segurança de Sistemas de Informação pela (ISC)².

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem