Cartão de Crédito XP: democratização dos benefícios

 



A concorrência entre os bancos tradicionais, bancos digitais e as instituições financeiras estão, a cada dia, favorecendo o cliente com inúmeras vantagens. As cobranças de abertura e manutenção de conta, transferências, cartões, investimentos, entre outros serviços, deixaram de ser tarifadas em várias instituições. A tendência de mercado é atrair e fidelizar o cliente através da valorização do relacionamento.

A XP Inc. tem uma posição de destaque sempre que falamos em oferecer benefícios aos seus clientes. Além disso, possui diversas marcas do mercado financeiro, o que lhe permite atuar nos mais variados segmentos, atendendo a todos os perfis de investidores.

A intenção da maior corretora do país é eliminar a dependência dos clientes com os bancos tradicionais, e um dos motivos é devido ao acesso ao cartão de crédito. Foi com esse intuito que a XP lançou o Cartão de Crédito XP Visa Infinite em março de 2021. Entre outros benefícios, o cartão oferece isenção de anuidade e taxas de juros abaixo do mercado. Isso é alcançado pela segurança de ter o investimento do cliente como garantia. Outro benefício é o Investback, um programa que reverte as despesas do cartão em investimentos.

Segundo os analistas financeiros da XP, a criação do Investback concorre em vantagem com as milhas oferecidas pelos bancos de varejo, que não trazem benefícios palpáveis aos clientes. Sendo assim, esse novo modelo ao invés de “milhas” contempla seus clientes com o retorno de no mínimo 1% do valor gasto em investimento no Fundo Trend Investback FIC FIRF Simples, gerido pela XP.

O objetivo é proporcionar um retorno aos investidores que acompanhe o CDI, mantendo o seu poder de compra. Além disso, o dinheiro poderá ser resgatado em D+0, ou seja, no mesmo dia, e nas compras efetuadas através de link de parceiros, realizadas com o cartão XP, após quitadas, o Investback pode ser de 2% a 5%.

A redução de burocracias e a segurança representam grandes vantagens para ambas as partes. Como é vinculado ao aplicativo, o cartão físico dispensa a apresentação de um número. Nele consta apenas o nome do cliente, e a senha pode ser trocada e o cartão bloqueado ou desbloqueado através do próprio app. Outro item de segurança é a função de pagamento por aproximação, que torna as compras mais seguras, evitando o risco de clonagens.

Há até pouco tempo, o cliente só teria acesso a um cartão como esse possuindo um investimento a partir de R$ 1 milhão. Mas como o propósito da XP sempre é de transformar o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas, seu foco vem sendo na criação de campanhas para ampliar a sua base de clientes e na democratização dos seus serviços. Com esse pensamento, após 9 meses do projeto, a XP novamente surpreende, ampliando o acesso ao cartão de crédito a todos os clientes que possuem investimentos acima de R$ 5 mil.

Além das vantagens oferecidas pela XP, essa parceria com o Visa Infinite ainda oferece benefícios como: proteção de preços; saque emergencial; substituição emergencial de cartão; seguro para emergências médicas internacionais; acesso a salas VIP Lounge Key e Priority Pass; Visa Concierge; cobertura em casos de atraso de embarque, cancelamento de viagem, perda de conexão e atraso, perda ou roubo de bagagem; chip viagem internacional, entre outros.

Com isso, a corretora vem dando mostras expressivas de que o relacionamento de um banco com seus cliente passa por profundas transformações. O modelo burocrático e restritivo das velhas instituições vem dando lugar a novas formas de relacionamento e na busca pela satisfação dos usuários. A XP inova mais uma vez.

A autora Glauciane Tavares é economista e assessora de Investimentos na Atrio Investimentos - glauciane.tavares@atrioinvestimentos.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem