Boleira ensina a faturar 5 mil reais com a venda de bolos caseiros para o Natal

Fernanda Yamao, boleira e professora de culinária e empreendedorismo, ensina a massa e o método de faturar um dinheiro extra com a venda de guloseimas durante os meses de novembro e dezembro. (Foto: Freepik)


O período de confraternizações de final de ano e festas natalinas é considerado uma das melhores épocas do ano para ganhar um dinheiro extra com a venda de guloseimas. Boleira há sete anos, Fernanda Yamao, que já ensinou a mais de 14 mil alunas a fazer e vender seus bolos, por meio do programa Boleira 5K, afirma que um dia de vendas em dezembro chega a representar um mês inteiro de faturamento em comparação com outras épocas do ano. Com um método de ensino criado por ela, qualquer pessoa que o colocar em prática, fatura pelos 5 mil reais por mês com a venda de bolos caseiros. De acordo com Fernanda, para dezembro, as receitas que deixam o cheirinho de Natal do ar, são as que mais chamam a atenção do consumidor. O maior volume de encomendas se concentra nas duas semanas anteriores ao Natal, no entanto, a procura já começa na segunda quinzena de novembro.

“Os minibolos natalinos vendemos antes do Natal e, no Natal, bolos natalinos maiores para fazer parte da ceia em família”, destaca Fernanda. Entre as receitas mais populares e vantajosas em vendas estão os bolos caseiros que levam em sua composição vinho tinto, frutas cristalizadas e castanhas. Destaque ainda em vendas para os bolos caseiros simples aromáticos, acrescidos de frutas e castanhas. De acordo com Fernanda, outra opção muito vendável aos amantes de chocolate é o bolo brownie em formato de guirlanda natalina e árvore de Natal. “É comum as pessoas usarem esses produtos para presentear alguém que goste ou mesmo as empresas compram como um mimo aos funcionários na substituição do panetone industrializado”, afirma a boleira.

A professora de culinária e empreendedorismo ressalta que, apesar de ser um período de aquecimento nas vendas de bolo, os ingredientes dessas receitas podem pesar um pouco na lista de compras, mas ela afirma que há sempre uma maneira de driblas as condições adversas e conquistar um bom lucro. “Bolos Natalinos são bolos com custo mais elevado em razão dos ingredientes, como especiarias, frutas e castanhas. Porém, é possível escolher receitas que são mais econômicas e saborizá-las conforme desejado”, orienta. Entre as dicas ainda estão a de fazer um simples bolo de chocolate e decorá-lo como Guirlanda Natalina. “O ponto chave é ter sempre equilíbrio e não exagerar nas coberturas, frutas e castanhas e uma forma de fazer isso é pesando todos os ingredientes. Além de economizar, padronizar os produtos”, ressalta.

Para Fernanda, algumas dicas importantes devem ser seguidas para garantir esse esperado dinheiro extra com a venda de guloseimas, como criatividade na decoração dos bolos e embalagens de acordo com a sazonalidade, divulgação, amostras (cortesias) e estratégia na precificação. Atenção também à margem de lucro que pode ser alcançada. “Precificamos sempre de acordo com o custo do produto, porém se agregarmos muito valor, podemos cobrar 25% a 30% a mais”, ensina.

Produção e venda de bolos caseiros para o Natal

Muitas empresas fazem confraternizações, os chefes presenteiam os funcionários, amigos querem dar lembrancinhas saborosas e, segundo a boleira, quem vende esses produtos deve ficar atento às oportunidades. Fernanda elenca seis dicas para vender melhor essas delícias natalinas.

Dicas para conseguir faturar um bom dinheiro com os bolos natalinos:

1. Comece a divulgar em Novembro com publicações diárias e fotos bonitas.

2. Reforce em sua divulgação que esses bolos são edição limitada.

3. Crie produtos presenteáveis e incentive as pessoas a presentearem as outras.

4. Ofereça seus bolos para os empresários antes que eles comprem panetone para os funcionários.

5. Faça parceria com floriculturas ou empreendedores que montam cestas de final de ano.

6. Ofereça cortesias em lugares estratégicos, pois isso pode te gerar muitas encomendas.

Na hora produção dos bolos também há algumas regrinhas importantes a seguir e a boleira destacou sete delas, que fazem parte do método “Boleira 5k”.

7 dicas para fazer os melhores e mais vendáveis bolos do Natal

1. Trabalhar com 2 tipos de bolos natalinos para atender tanto o público que gosta de frutas secas e castanhas, quanto o público amante de chocolate.

2. Trabalhar com 2 tamanhos (bolos individuais e bolos para família).

3. Decorar os bolos com elementos, ingredientes e cores que remetem ao Natal.

4. Caprichar na embalagem com laços, fitas, etiquetas etc.

5. Testar e refazer as receitas para definir a linha de produção e estar segura sobre a durabilidade dos bolos. Surgirão muitas encomendas e será necessário produzir com antecedência.

Receita de bolo Natalino - Bolo dos Deuses

INGREDIENTES

2 Ovos (100g)

1 xíc. de açúcar cristal (170g)

1 xíc. de óleo (170g)

3/4 de xíc. de leite (150g)

1/4 de xíc. de vinho tinto suave (50g)

2 xíc. de abobrinha verde crua ralada (150g)

1/2 xíc. de chocolate em pó 50% (50g)

1/2 colher (chá) de canela em pó (2,5g)

1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio (2,5g)

2 1/4 xíc. de farinha de trigo (215g)

1 colher (sopa) de fermento químico (15g)

1/2 xíc. de frutas cristalizadas (50g)

1/2 xíc. de uva passa (50g)

MODO DE PREPARO

Bater no liquidificador os ovos, açúcar, óleo, leite, vinho, chocolate e bicarbonato de sódio até dissolver o açúcar. Colocar essa emulsão em um bowl, acrescentar a abobrinha, as frutas cristalizadas, a uva passa, farinha de trigo (peneirada), e misturar até incorporar os ingredientes. Acrescentar o fermento químico e misturar delicadamente. Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 20 a 30 minutos. Espere esfriar para desenformar. OBS. Xícara de 200ml

FAROFA CROCANTE (opcional)

INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de margarina sem sal (40g)

1/2 xíc. de farinha de trigo (50g) - 1/2 xíc. de açúcar cristal (85g)

01 colher (sopa) de raspas de limão

*Essa farofa rende 4 bolos.

Se ficar mole acrescente mais farinha

MODO DE PREPARO

Misturar todos os ingredientes com uma colher até virar uma farofa e polvilhar na massa antes de levar ao forno.

DICA DA FER - Não bater muito a emulsão para não dar muitas bolhas na massa. - Para decorar, use cerejas e frutas cristalizadas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem