Nova Russas recebe homenagem na Assembleia Legislativa pelos 100 anos de emancipação



Os 100 anos de emancipação do município de Nova Russas foram celebrados em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (25/11), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

​O deputado Bruno Pedrosa (PDT), autor do requerimento da homenagem e presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Alece, parabenizou os mais de 33 mil nova russenses pela data, que comemora a emancipação obtida por meio da Lei Estadual nº 2.043, de 11 de novembro de 1922.

​“Situada às margens dos rios Acaraú, Poti e Curtume, a Cidade é conhecida pelo movimentado comércio e pela prática do crochê, entre outras atividades”, informou o parlamentar.

​Durante o discurso, Bruno Pedrosa rememorou a história do município, que surgiu do desenvolvimento da Fazenda Curtume, situada às margens do então riacho Várzea Grande.

​A fazenda passou por sucessivos proprietários até chegar ao domínio de Manuel Oliveira Peixoto e sua esposa, que doaram, no ano de 1876, uma parte desta à paróquia de Santo Anastácio de Tamboril. A doação foi feita para constituir o patrimônio de uma capela devotada a Nossa Senhora das Graças, construída posteriormente pelo vigário de Tamboril, padre Joaquim Ferreira de Castro.

​“Em torno dessa capela desenvolveu-se o povoado que o padre denominou Nova Russas, ou seja, outra Russas, homenagem à localidade do Baixo Jaguaribe, do mesmo Estado de onde padre Joaquim era natural”, relatou o deputado. O território primitivo do município foi dividido para a formação de duas outras cidades: Ipaporanga e Ararendá. Da capela de Nossa Senhora das Graças surgiu a paróquia de Nova Russas.

​Em 17 de agosto de 1902, a povoação tinha sido elevada a um distrito judiciário de Ipueiras, data em que foi oficializado o nome de Nova Russas. Posteriormente, com a expansão da estrada de ferro Sobral-Camocim para a cidade de Ipu, a malha ferroviária chegou a Nova Russas em 1910, o que propiciou forte crescimento e posterior emancipação. Durante o discurso, o deputado parabenizou a atual gestão municipal e defendeu investimentos para dinamizar a economia local.

​De acordo com a prefeita de Nova Russas, Giordanna Mano, a Cidade tem vivenciado ultimamente importantes investimentos em áreas como educação, saúde e infraestrutura, ressaltando ser o município da região dos Sertões de Crateús com o menor índice de mortalidade infantil. “É uma honra para mim representar Nova Russas, principalmente nos seus 100 anos”, disse a gestora.

​O presidente da Câmara Municipal de Nova Russas, vereador Sebastião Mano, comentou que a solenidade engrandece a Cidade. “Essa homenagem que estamos recebendo hoje na Assembleia Legislativa nos deixa honrados”, asseverou.

​Na solenidade, 101 nova russenses foram homenageados com certificados. Falando em nome deles, o ex-prefeito de Nova Russas Luis Acácio de Sousa, disse estar gratificado “por ter participado da história dessa terra”, da qual foi chefe do Executivo Municipal por três gestões. Ele ainda citou nomes de personalidades locais nas áreas da política, da economia, do mundo jurídico, da educação, da saúde, dentre outras.

​O acadêmico e integrante da Academia Cearense de Letras (ACL), Juarez Leitão, afirmou que “Nova Russas, se diz sempre, é uma terra que produz o bem-querer e é o destino amoroso de todos os que passaram por lá”.

​Também compuseram a mesa da solenidade o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) Francisco Gomes de Moura; o procurador da República Oscar Costa Filho; o vice-prefeito de Nova Russas, Anderson Pedrosa, e o ex-deputado Vanderley Pedrosa.

​A sessão contou ainda com a presença da banda municipal de música de Nova Russas, que interpretou o hino nacional e o da Cidade, e do músico José Wagner Lopes, que apresentou a música “Minha Nova Russas”, de autoria dele.

Ascom ALECE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem