MEC define prazos de inscrição do Sisu, Prouni e Fies para o primeiro semestre de 2023


Foto: Ascom MEC


O Ministério da Educação (MEC) torna público os calendários de inscrições para os primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Já o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 será divulgado em fevereiro de 2023.

Os estudantes que realizaram o Enem já podem se planejar para concorrer a milhares de vagas para ingressar no ensino. Em todos os processos seletivos, a classificação é realizada com base na nota obtida no exame de 2022, mas para o Prouni também serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Para o Fies, quem participou de uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever.

Os editais que regem esses três processos seletivos serão publicados em janeiro. Os documentos detalharão os cronogramas completos e as regras de cada processo seletivo. Em datas mais próximas da abertura das inscrições, o MEC divulgará os quantitativos de vagas para a primeira edição de 2023 do Sisu, Prouni e Fies.

As inscrições para os três processos seletivos são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no portal Acesso Único.

Sisu

No dia 28 de fevereiro, serão abertas as inscrições do Sisu, que poderão ser realizadas até o dia 3 de março. No dia 7 de março, o resultado poderá ser conferido na página do Sisu.

Prouni

Para o Prouni, o período de inscrição será de 7 a 10 de março. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 e o da segunda chamada, no dia 28 de março.

Fies

De 14 a 17 de março é o prazo de inscrição para o Fies. E o resultado da chamada única será divulgado no dia 21 de março.

Cronograma de adesão

Foram publicados, ainda, dois editais referentes a processos seletivos do MEC. O Edital nº 112, de 23 de novembro de 2022, torna público o cronograma e os demais procedimentos relativos à adesão, à renovação da adesão pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e à emissão de Termo Aditivo ao processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2023.

O Edital nº 113, de 23 de novembro de 2022, torna público o cronograma e os demais procedimentos relativos ao processo de emissão do Termo de Participação pelas mantenedoras de IES ao processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2023.

Ascom MEC

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem