Ceará confirma 11 casos da subvariante BQ.1 da covid-19


Ceará confirma 11 casos da subvariante BQ.1 da covid-19


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou na noite desta sexta-feira (11), onze casos da subvariante BQ.1 da covid-19 no Estado por sequenciamento genômico. Primeiramente, foram identificados quatro casos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), logo após, mais sete casos foram confirmados pela Fiocruz Ceará. Os pacientes, 10 residentes de Fortaleza e 1 do Eusébio, estão sendo acompanhados e apresentam apenas sintomas leves da doença.

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, presidido pela governadora em exercício, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro, se reuniu para a discussão do cenário epidemiológico no Ceará.

A Sesa, por meio da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevig), atua ativamente no controle e no monitoramento da doença junto às vigilâncias dos municípios cearenses.

A pasta orienta a população a completar seus esquemas vacinais contra a covid-19, com doses de reforço, conforme faixa etária. Diante de sintomas, a indicação é fazer o uso de máscara e buscar uma unidade de saúde municipal para realizar a testagem. Em casos positivos, deve-se cumprir isolamento pelo período de sete dias, a contar do primeiro dia dos sintomas, ou até o quinto dia, após exame com resultado negativo.

Yanne Vieira/Miséria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem