Estudantes de Ipaporanga desenvolvem pomada cicatrizante 100% natural

 

Uma planta conhecida como Mofumbo ou “mufumbo” (Combretum leprosum Mart) muito popular e conhecida no Nordeste, com propriedades e níveis elevados de uso farmacológico tem sido utilizado como objeto de estudo no laboratório da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Maria Vieira de Pinho, na produção de uma pomada com efeito cicatrizante que trata de feridas e hemorragias. O projeto foi concluído nesta semana, resultando em bons resultados para os alunos e para a comunidade. 

Através do extrato do composto do mofumbo é atribuído um conteúdo tipo em pasta para serem usadas em ferimentos e cortes, sendo avaliados durante o tratamento e observado a atividade de efeito anti-inflamatória de uso tópico. Com o objetivo de obter resultados que possam ter a ação celular de recuperar a estrutura da pele danificada pelo corte ou feridas, a pomada em conteúdo pastoso, foi aplicado na pele para serem tratados os ferimentos e a concentração de efeito cicatrizador, provocou o fechamento da lesão de forma positiva, com a apresentação final de uma derme cicatrizada e fechada por completo. 

"Concluindo que os benefícios do uso em prática da pomada tópica nomeada pela equipe de estudo científico, sendo comprovado a funcionalidade anti-inflamatória e cicatrizante o composto produzido pela equipe", destacou o professor Olavo Igor.

Os alunos que participaram do projeto, orientados pelo professor Olavo Igor, foram Larissa Lopes da Silva; Maria Geiciely Mendes Lima; Alan Gomes dos Santos; Francisco Dionathas Moura de Melo; Maria Eduarda de Sousa Barreto; Maria Iara de Sousa e Vinicius Cavalcante de Sousa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem