Alunos de Ipaporanga desenvolvem inseticida natural à base de plantas nativas

Wémerson,  Eduarda e Rian, alunos da escola de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria Vieira de Pinho, desenvolveram um inseticida natural à base de plantas nativas da própria região. O projeto já está sendo aplicado durante esta semana. 

Orientados pelo o professor Josinaldo (professor de química), os jovens desenvolveram um inseticida natural capaz de eliminar as pragas das plantações sem que houvesse danos à natureza e à saúde. Para a produção do inseticida, eles entrevistaram um agricultor da localidade que forneceu informações sobre o preparo e uso do produto. Após a coleta de dados, utilizaram as folhas de Nim, Urtiga e Melão de Caetano para preparar o inseticida caseiro.

A justificativa para o desenvolvimento do projeto veio pela a necessidade de mostrar aos discentes da escola um inseticida natural e sustentável que não causasse danos ambientais e colocasse em risco a vida dos agricultores e pessoas que fossem consumir os alimentos, visto que, os agrotóxicos industriais, comumente utilizados, podem apresentar altos índices de poluição da fauna e flora.

"Por se tratar de um produto natural, para além do bem-estar das plantas ao qual utilizo, sei que estou fazendo um bem à natureza e, principalmente, a minha  família, por estar eliminando um produto químico que pode trazer sérios danos à natureza e à saúde", enfatiza José Adônis, produtor da localidade de Cajás do Jorge.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem