Seis municípios dos Sertões de Crateús tem casos suspeitos da varíola dos macacos

Imagem: Assessoria/Divulgação

O estado do Ceará confirmou até esta segunda-feira (05), 77 casos confirmados da monkeypox, a conhecida varíola dos macacos. Já os casos suspeitos foram relatados em quase 60 municípios cearenses, com mais de 310 casos que aguardam confirmação por exame laboratorial, conforme dados do IntegraSUS. 

Na região dos Sertões de Crateús, foram registrados casos suspeitos em Crateús, Ipaporanga, Tamboril, Independência, Nova Russas e Santa Quitéria. Conforme a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), os sintomas mais apresentados foram lesões de pele, febre e ínguas.

 Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sinais e sintomas duram entre 2 a 4 semanas, e desaparecem geralmente sem complicações.

Já conforme o Ministério da Saúde, o período de incubação do vírus é "tipicamente de 6 a 16 dias". O vírus é transmitido por contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de infectados, fluídos corporais ou objetos recentemente contaminados. 

A maneira mais segura de se prevenir contra a varíola dos macacos é evitar o contato direto com pessoas contaminadas, lavar as mãos com água e sabão e recomenda-se o uso de máscara de proteção cobrindo nariz e boca.

As transmissões do surto atual, que atinge mais de 75 países, foram atribuídas à contaminação de pessoa para pessoa, com contato próximo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem