66 filhotes de aves silvestres são resgatadas pela PRF no Ceará


 Na tarde de sexta-feira (17), Policiais Rodoviários Federais autuaram um homem e resgataram 66 pássaros silvestres transportados irregularmente. O flagrante ocorreu na BR 222, km 315 em Tianguá.

Por volta das 17h40, os policiais abordaram um veículo GM/Corsa conduzido por um homem de 64 anos. Após verificação da documentação pessoal e veicular, os policiais fizeram uma vistoria no carro. No porta-malas do automóvel foram encontradas caixas de papelão contendo diversas aves em condições degradantes de transporte.

Eram 66 filhotes de aves, sendo 64 papagaios verdadeiros (Amazona aestiva) e 2 papacapim (Sporophila nigricollis). Os animais estavam confinados em caixas de papelão com pequenos orifícios, sem água ou comida, e sem ventilação adequada. Todos eram transportados sem a devida permissão, licença ou autorização de autoridade competente.

O condutor informou que comprou as aves no Piauí por R$6 mil e que estava transportando com intuito de comercializar em feiras livres de Fortaleza (CE).

Diante das informações obtidas foi constatado o crime de Tráfico de animais silvestres e Maus-tratos a animais. O veículo, o condutor e os animais foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos. Essa é a quarta vez que a PRF detém o acusado pelo mesmo crime.

A partir de contatos com órgãos ambientais, o ICMbio – Instituto Chico Mendes, sediado na Serra da Ibiapaba, receberá os animais que, em seguida, irão para o CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres em Cocal (PI), onde os animais serão reinseridos na natureza após tratamento.

Confira imagens no vídeo:

Ascom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem