Municípios do Piauí apresentam casos de pássaros mortos misteriosamente





Um fenômeno misterioso começou a ser identificado nesta semana no município de Juazeiro do Piauí, distante 160 km de Teresina, onde vários pássaros começaram a serem encontrados mortos. 

De acordo com Tarciso Visgueira, secretário de turismo e meio ambiente do município, as aves encontradas mortas são são juritis e rolinhas e foram achadas nas localidades de Saco das Geija, Grotão da Geija e Mãe D'água.

"Eu hoje comprovei. Fui até os extremos da nossa cidade de Juazeiro do Piauí. (...) A gente pede as pessoas que não consumam essas aves. E dizer também que é até ilegal a caça. Aguardem a equipe da SEMAR, que virão ao município", disse o secretário.

Casos semelhantes a esses começaram a aparecer em Milton Brandão, distante 72 km de Juazeiro do Piauí, onde mais de 2 mil pássaros foram encontrados sem vida. Instituições como a Adapi, ICMbio e Universidade Federal do Piauí estiveram no local coletando amostras de sangue dos animais e da água, encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen).

Especialistas afirmam que a morte dos animais pode estar relacionada com a Febre do Nilo Ocidental, que já possui dez casos confirmados no estado. A transmissão acontece após contaminação do mosquito ao picar uma ave migratória infectada. Os resultados dos exames ainda não foram divulgados.

Com Diário de Campo Maior

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem