Pesquisador afirma que fóssil encontrado em Poranga é de raça extinta que viveu no período pré-histórico


Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri estiveram em Poranga nesta quarta-feira (13), para conhecer e levar para realização de estudos, o fóssil de animal pré-histórico encontrado na última segunda-feira (11), na localidade de Palmeira, zona rural do município. 

De acordo com o professor Álamo Feitosa Saraiva, há tudo para ser o fóssil do extinto Cuniculus rugiceps, um animal pré-histórico que viveu no período quaternário (600.000 a 6.000 anos atrás), período se caracteriza por sérias transformações no planeta, extinções de animais e também do início da povoação humana no que é hoje a América do Sul. 

Cuniculus era um animal grande com mais de 17 kg. Esse animal ainda não tinha sido encontrado no Ceará, porém já tinha sido encontrado em outros estados como, Minas Gerais, Sergipe, Piauí e Bahia. O animal que originou o conhecido paca.

Ainda conforme o professor, com as mudanças climáticas e ambientais, esses animais foram ficando menores o que originou milhares de anos depois, o animal mamífero roedor chamado de paca. Segundo os pesquisadores, um trabalho científico será feito e, com certeza, Poranga será citada como o primeiro município cearense onde foi encontrada tal espécime. 

O fóssil estava de posse do ambientalista e comandante dos Bombeiros Civis de Poranga, Jaeger Pinho. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem