Mais de 6.300 raios foram registrados em 2022 nos Sertões de Crateús, a maior quantidade do estado


O Sistema de Monitoramento e Alerta da concessionária de energia do Ceará, já contabilizou mais de 113 mil raios em 2022. A maior incidência foi registrada na região dos Sertões de Crateús e Vale do Jaguaribe, no Litoral Norte

A região Sertões de Crateús liderou a quantidade de raios, com 6.379, seguido de Vale do Jaguaribe, com 5.763. Os municípios mais atingidos foram Granja e Morada Nova, com respectivamente, 5.737 e 3.733 ocorrências. Logo em seguida, Santa Quitéria com 3.383, Crateús (2.996) e Morada Nova (2.030).

Durante o período de chuvas intensas, as descargas elétricas representam alto risco. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) lança um alerta para o perigo. Com a incidência de raios durante eventos dessa natureza, o CBMCE orienta a população com dicas de segurança para redobrar os cuidados durante os temporais, seja dentro ou fora de casa.

O primeiro alerta é para a população evitar locais abertos e descampados, como campos de futebol, praias e estacionamentos. Além disso, nesses casos, deve-se evitar proximidade com estruturas metálicas como; cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e outras estruturas que possam atuar como condutoras da descarga elétrica.

De acordo com o major Aluízio Souza Freitas, a orientação é de que ao perceber que o mau tempo forma nuvens carregadas, o recomendado é que tenha cuidado em áreas abertas. “A dica é de que o individuo abrigue-se em um ambiente fechado, tais como; casas, comércios, indústrias, veículos ou instalação subterrânea, como metrô. Se estiver dentro do veículo, recomenda-se que não saia, feche os vidros e não encostar em partes metálicas. Caso não haja nenhum abrigo por perto, fique agachado, com os pés juntos, até a tempestade passar, e não deite no chão. Se estiver na praia, rio, lago ou piscina orientamos que retire-se imediatamente. Também é importante manter à distância de lugares ou objetos altos, como árvores, postes, quiosques, caixa d’água, torres, antenas e de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de alarme ou cercas em sítios e fazendas”, recomendou o oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).
Recomendações

“Recomendamos também que não solte pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca, além de evitar andar de bicicleta, carro sem capota (conversível), motocicleta ou cavalo”, explicou o major. Os raios são muito perigosos, podem causar lesões e até serem fatais. Embora as chances de atingir uma pessoa sejam pequenas, a incidência desses acidentes é grande. Nem sempre as mortes e ferimentos estão associados à descarga de um raio diretamente em uma pessoa, esses danos podem ser causados por efeitos indiretos, como a queda de um raio próximo ao local onde a vítima esteja.

O major ainda esclareceu algumas verdades sobre as tempestades. “O raio pode sim cair duas ou mais vezes no mesmo lugar. Normalmente, ele atinge o objeto mais alto de um determinado local. As descargas elétricas causadas por quedas de raio acontecem, quase sempre, durante temporais. A 
incidência de raios é mais comum durante os temporais de verão, mas também podem ocorrer no inverno”.

Mesmo dentro de casa

Mesmo dentro de casa, a população também deve ter cuidados redobrados. Durante ocorrências desse tipo, as pessoas devem manter distância de janelas, canos, portas, espelhos e outros materiais metálicos, além disso a população é orientada, também, a afastar-se de tomadas elétricas e evitar consertos em instalações elétricas. Os bombeiros ressaltam ainda que nunca utilizem equipamentos ou eletrodomésticos plugados na tomada, como aparelhos celulares e computadores.

É importante destacar, ainda, que aparelhos celulares sempre sejam desligados das tomadas após serem utilizados. Por fim, os Bombeiros reforçam que a população não deve utilizar equipamentos não homologados e sem certificações de segurança do IMETRO, como carregadores falsificados. Outra orientação importante é nunca dormir com os aparelhos sob o travesseiro.

Ascom CBMCE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem