Ceará possui um caso suspeito de varíola dos macacos, aponta Ministério da Saúde




Nesta segunda-feira (30), o Ministério da Saúde afirmou ter sido notificado de dois casos suspeitos de varíola dos macacos, sendo um deles na capital do Ceará, e o outro em Santa Catarina.

De acordo com a pasta, os pacientes seguem isolados e em recuperação, "sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde", a investigação está em andamento e deverá ser feita coleta para análise em laboratório.

Um terceiro caso ainda pode ser classificado como suspeito e está sendo monitorado no Rio Grande do Sul, segundo o Ministério da Saúde.

No último dia 27, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) emitiu um alerta sobre a doença, e solicitou que casos suspeitos fossem notificados ao órgão em menos de 24 horas.

Em nota divulgada, a Sesa informou que "recebeu a notificação de um caso suspeito de Monkeypox de um residente do município de Fortaleza e este caso segue em investigação epidemiológica. Foram aplicadas todas as medidas recomendadas como isolamento domiciliar, busca de contatos e coleta de material para exames, que está em processamento. Salientamos que após investigação epidemiológica do caso, não foi identificado nenhum deslocamento para áreas em que foram confirmados casos e nem contato com pessoas com a doença. A principal suspeita diagnóstica é varicela. A vigilância em saúde da SESA permanece monitorando o caso".

A transmissão do vírus para humanos pode ocorrer através do contato com um animal ou humano infectado, ou com material corporal humano contendo o vírus. A transmissão entre humanos ocorre principalmente através de grandes gotículas respiratórias, fluidos corporais, contato com a lesão ou contato indireto com o material da lesão.

Yanne Vieira/Miséria

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem