Técnico com acesso a fotos íntimas extorquiu dinheiro de 400 mulheres no Ceará



Um trabalho minucioso coordenado por equipes da Delegacia Regional de Quixadá e do 5° Distrito Policial (DP), unidades da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), resultou na prisão preventiva de um técnico de informática investigado por extorquir, pelo menos, 400 mulheres no Ceará. No curso das investigações foi constatado que o homem, de 27 anos, criava perfis falsos em redes sociais e alegava ter imagens íntimas das vítimas e cobrava uma quantia em dinheiro para não expô-las. Ele foi preso na última sexta-feira (8), em Fortaleza.

Identificado como Matheus Fernandes Alves, de 27 anos, sem antecedentes criminais, o alvo foi preso na última sexta-feira (8), após um mandado de prisão preventiva pelo crime de extorsão ser cumprido em seu desfavor. Com base nas informações policiais, o trabalho policial iniciou em 2020, quando uma das vítimas procurou as autoridades policiais para falar que um perfil, em uma rede social, cobrava uma quantia para não expor imagens íntimas e conversas comprometedoras dela. Inicialmente ele mantinha contato com a vítima por meio de uma página no Instagram e, posteriormente, exigia o número de Whatsapp para negociar a quantia.

Depois que o homem conseguiu o número de celular pessoal da vítima, ele negociava um valor específico alegando que tinha imagens dela nuas ou, ainda segundo os policiais civis, ele pedia fotos delas, também nuas, com a alegação de que se elas não enviassem, ele divulgaria outras do qual ele tinha posse. Diligências, oitivas e trocas de informações foram essenciais para identificar o autor por trás das dezenas de perfis criados por ele para ameaçar e extorquir. Com a característica dele e os detalhes do modus operandi, foi descoberto que ele fez vítimas em Fortaleza, Pacajus e Quixadá.
Desdobramentos investigativos

No curso das investigações coordenadas por ambas as delegacias, foi constatado ainda que o homem realizava os crimes logado em celulares de clientes, pois como ele trabalhava consertando aparelhos celulares, ele aproveitava e colocava os chips nos aparelhos dos seus clientes, com o objetivo de não ser rastreado, O investigado ainda ficava online em diversos dispositivos gratuitos de internet ou através do sinal residencial de clientes, que ele capturava o acesso no momento em que realizava algum trabalho, assim dificultava a localização exato de onde ele praticava o crime.

Com um trabalho investigativo de inteligência ele foi localizado e preso. O homem responderá pelo crime de extorsão e será indiciado ainda pelos crimes de perseguição, falsa identidade, falsidade ideológica, divulgação de foto íntima, lavagem de dinheiro, constrangimento ilegal e estupro tentado na modalidade virtual.

Ascom SSPDS

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem