Queiroz Filho participa de audiência sobre disputa territorial do Ceará com Piauí


O deputado estadual Queiroz Filho (PDT), participou na segunda-feira (11), de audiência pública no auditório do Instituto Educacional de Tianguá (EIT), em evento realizado pela Câmara Municipal, onde ocorreram discussões sobre o andamento da Ação Civil Pública que trata da disputa territorial entre Ceará e o Piauí. 

Na oportunidade, o deputado que tem eleitores em Crateús, e é o principal aliado do prefeito Marcelo Machado (SD) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), voltou a defender o território cearense na disputa com o estado vizinho, que caso saia como vitorioso, irá adquirir 5% do território crateuense, especificamente o distrito de Oiticica, e 66,34% do território de Poranga, que poderá ser o mais afetado. 

Para o deputado, a reunião foi importante "dar censo de urgência e importância ao caso mas também com responsabilidade para gente entender quais são os passos que vêm em seguida", destacou. 

A área de litígio corresponde a aproximadamente 2.821 km², envolvendo treze municípios cearenses: Granja, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús. 

A Ação Civil Pública foi impetrada em 2011 pelo Piauí contra o Ceará, questionando a divisa entre os dois Estados. A ação está tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF), tendo como relatora a ministra Carmem Lúcia, que determinou ao Exército Brasileiro a realização de perícia técnica para delimitação da divisa.

O diretor diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Cleyber Nascimento de Medeiros, observa que o litígio pode gerar “significativo impacto territorial para o Ceará e, consequentemente, para os municípios cearenses”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem