Dez presos fogem de penintenciária durante a madrugada no Piauí




Pelo menos 10 presos fugiram na madrugada desta terça-feira (05) de um dos pavilhões da penitenciária José de Ribamar Leite, a Casa de Custódia, na zona Sul de Teresina. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi) e pela Secretaria de Justiça.

De acordo com o secretário de Justiça, Carlos Edilson, os presos fugiram da unidade prisional pela parte de cima do Pavilhão I. Um procedimento administrativo vai ser aberto ainda na manhã de hoje para apurar as circustâncias da fuga e se houve algum tipo de facilitação pelos policiais penais que estavam de plantão.

"Eu irei, agora pela manhã, abrir esse procedimento para entender o que aconteceu. A Casa de Custódia estava há mais de dois anos sem nenhuma entrada de objeto ilícito, mais de um ano sem fugas, sem entrada de drogas, aparelho celular. Alguma falha no procedimento ocorreu", disse o secretário ao Cidadeverde.com.

Ainda de acordo com Carlos Edilson, equipes da Polícia Militar e do grupamento Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap) já estão nas ruas em busca dos fugitivos. Até o momento, nenhum deles foi recapturado. "Já temos policiais nos endereços ligados a cada um deles", informou.

Estão foragidos:
 
Luiz André Evangelista de Santana
Wesley Vieira de Castro
Alesson Monteiro de Sena
Carlos Acácio Freitas dos Santos
José Danilo Oliveira Silva
Nilton César Silva Aguiar
Claudiano Sousa Santos
Francisco Assis de Sousa
Francisco Daniel de Sousa Martins
Adriano de Sousa Moura.

Entre os fugitivos, está Nilton César Silva Aguiar, acusado de matar o policial militar Erivan Mesquita Silva, o cabo Mesquita. O crime ocorreu em novembro de 2015, na zona Sul de Teresina.

Confira a nota da Sejus:

A Gerência da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, em Teresina, informa que, na madrugada desta terça-feira (5), 10 presos fugiram do pavilhão I da unidade penal. Os foragidos são: Luiz André Evangelista de Santana, Wesley Vieira de Castro, Alesson Monteiro de Sena, Carlos Acácio Freitas dos Santos, José Danilo Oliveira Silva, Nilton César Silva Aguiar, Claudiano Sousa Santos, Francisco Assis de Sousa, Francisco Daniel de Sousa Martins e Adriano de Sousa Moura.

A Sejus ressalta que a unidade está há mais de dois anos sem a entrada de qualquer material ilícito em suas dependências como droga e celular, graças aos protocolos de segurança adotados no local e, também, estava há mais de 1 ano sem registro de fuga no local. A Sejus irá apurar o ocorrido desta madrugada e informa também que as forças de segurança do Estado já estão em diligências para as recapturas dos presos.

Por: Natanael Souza/CidadeVerde.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem