Tauaense integra grupo premiado pela criação do Capacete Elmo




Em reconhecimento pelos serviços prestados ao Ceará e ao Brasil, os cientistas cearenses que desenvolveram o capacete Elmo — inovação usada no tratamento de pacientes com Covid-19 — receberam na noite desta sexta-feira (25) a Medalha da Abolição (2020-2022), a principal honraria do Estado. A Fisioterapeuta Luisa Gabriela, que integra a equipe é tauaense. Ela é filha da senhora Hilma Carvalho e Laerte Gomes.

A comenda foi entregue pelo governador Camilo Santana (PT). “Nós sabemos o que representou o capacete na pandemia. Não só para milhares de cearenses, mas, também, para os brasileiros. O capacete reduziu em 60% a necessidade de intubação de pacientes com Covid-19. E foi uma parceria entre iniciativa privada, academia e poder público. Homenagem mais do que justa”, celebrou o governador.

O médico Marcelo Alcântara, um dos idealizadores do capacete, disse que recebe a honraria “com muita gratidão” não só ao Governo do Estado como, também, à sociedade, “que reconheceu no Elmo uma forma de enfrentamento coletivo à pandemia”.

Para o cientista, o projeto inovador é um case “e a medalha reforça esse fato”, especialmente porque, além de tudo, conseguiu reunir diferentes setores sociais como Governo, universidades, indústria e comércio em prol da construção de um bem público. “É um modelo”, define.

Com Diário do Nordeste/Edy Fernandes

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem