Moradores de Monsenhor Tabosa passam até 12 dias sem abastecimento de água

O município que possui pico mais alto do Ceará, Pico da Serra Branca, Monsenhor Tabosa possui uma das piores situações hídricas do estado. Conforme relatos de moradores do município, diversos bairros sofrem com desabastecimento, chegando a 12 dias, e a população vive com água apenas em tambores e vasilhas. 

"Quando chega, não tem pressão suficiente para subir para abastecer as caixas d'água. Os moradores dos bairros Alto da Boa Vista, Padre Alcides Tres, José Frota Pinto e Massapê, passam de até 12 dias sem fornecimento algum de água", informou um morador a reportagem. 

Já o gerente regional da Companhia de Água e Esgoto (Cagece), Dr. Dalmo Barreto, informou nesta sexta-feira (04), que o município, que tem abastecimento gerido pela regional de Crateús, é a única cidade da região que não há recarga do açude há cinco anos, e depende de poços profundos. 

"Já foram mais de 200 poços perfurados nesses 5 anos e apenas 50 deram água e com baixa vazão, vazão média de cada poço é de 1000 litros  por hora. Os 50 poços proporcionam 50 mil litros por hora em média. A cidade precisa de pelo menos 80 mil litros por hora para abastecimento normal. Mais poços continuam sendo perfurados, e todos secos ou com baixa vazão. Diante da pouca água, a distribuição é feita de modo a democratizar o máximo possível os bairros da Cidade. Mas infelizmente a baixa oferta de vazão dos poços dificulta essa distribuição", informou Barreto.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem