Deputado Queiroz Filho apresenta ideias para o avanço da educação durante Conferência


Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Queiroz Filho (PDT) participou nesta quarta-feira (23) do segundo dia da II Conferência Estadual Popular de Educação  (COEPE). Na ocasião, o parlamentar ministrou uma palestra virtual com o tema "Eixo VI - Construção de um Projeto de Nação Soberana e de Estado Democrático, em Defesa da Democracia, da Vida, dos Direitos Sociais, da Educação e do Plano Nacional de Educação".

"O nosso intuito é apresentar pontos importantes, sugestões para a construção de um projeto estadual e nacional de maneira democrática. Para isso, é necessário traçar um histórico do que vem acontecendo no país nos últimos anos de 2014 para cá, visto que a nossa democracia ainda é muito jovem e temos acompanhado uma destruição da educação brasileira. Nosso papel é se juntar e fazer com que mais pessoas participem desse processo, estimulando uma boa política pública na área", disse Queiroz Filho.

Alguns pontos discutidos durante a apresentação foram a importância da mobilização pelo Estado democrático; efetivação de reforma tributária redistributiva; materialização do Fundeb como fundo contemplativo e permanente; garantia da implantação do Piso Salarial Profissional Nacional e de Planos de Carreira para profissionais da educação das redes pública e privada; entre outros.

Segundo o parlamentar, o cenário atual da educação também exige medidas de reparação dos impactos da Covid-19. "A população torce para que a pandemia acabe de vez com o avanço da vacinação. Mas é preciso mensurar o reflexo do que vivemos para o futuro de todos os estudantes e profissionais da educação".

CONAPE 2022

O objetivo da COEPE é mobilizar setores e instituições do país para a formulação de um documento a ser apresentado na Conferência Nacional de Popular de Educação (CONAPE) 2022, que será realizada em junho, em Natal-RN.

A  organização e mediação é do Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE/CE), composto por 44 instituições que atuam com o objetivo de articulação com órgãos governamentais e sociedade civil envolvidos com o tema da educação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem