Crateús fica de fora do novo mapa do turismo brasileiro

Foto: Ecotur Adventure Sertões de Crateús

O Ministério do Turismo divulgou no dia de ontem, 28 de março, o mais novo mapa do turismo brasileiro, reunindo 2542 cidades distribuídas em 322 áreas turísticas. O Ceará foi contemplado com a inclusão de 54 cidades. Os municípios mais próximos de Crateús que são reconhecidos são Tauá e Ipu. 

O projeto visa nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de ações e recursos para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. 

Consultado pela reportagem nesta quarta-feira (30), o professor do Campus de Crateús do IFCE, Avelar Macedo, lamentou o município de Crateús não ser inserido. "Crateús tem a Serra das Almas, Cânion do Rio Poty, leitos do Rio Poty, diversidade única de caatinga no Brasil", destacou. 

Apesar do não reconhecimento federal, diversas pessoas da região visitam o Canion do Rio Poty, considerado uma das maiores potencialidades turísticas na região. 

“Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo e, desta forma, ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável. Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem