Telemedicina 24 horas salva vidas e ganha espaço no Ceará




A telemedicina, regulamentada pela Lei 13.989, em 16 de abril de 2020, evoluiu muito nesses quase dois anos e, mesmo tendo sofrido duras críticas no início de sua validação, hoje não se pode negar os benefícios que o método trouxe, dentre eles a redução do contato físico em meio à crise sanitária atual e (foco desta reportagem) a oportunidade de salvar vidas mesmo que de forma remota.

Nas plataformas de pesquisa, é possível encontrar diversas notícias que abordam casos de pessoas salvas em virtude da telemedicina. Após sua aprovação e diante desses casos positivos, o número de atendimentos por teleconsulta vem aumentando gradativamente. Conforme dados da Saúde Digital Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital) a telessaúde está em amplo crescimento e com alto grau de aceitação, tanto por pacientes, quanto por profissionais de saúde.

No Ceará, não tem sido diferente. Essa nova modalidade de atendimento médico tem obtido gradativo espaço nos lares de centenas de famílias, como foi o caso do senhor Alberto Cardoso, de 54 anos, que, após sofrer um infarto, recebeu atendimento médico por comunicação via vídeo para troca de informações acerca da situação, o que possibilitou, diante da agilidade no atendimento, salvar a vida do paciente, tanto em virtude da medicação prescrita, num primeiro momento, quanto, em seguida, do encaminhado para uma unidade hospitalar, ações que, segundo o paciente, “se não fosse pela telemedicina, não estaria vivo”.

Diante disso, empresas da área da saúde estão buscando, de forma progressiva, alternativas para se adaptarem à nova realidade de atendimento. O Rafael Soares, executivo da Rede Afagu Saúde, por exemplo, explica que a empresa decidiu acrescentar a telemedicina em seus serviços a fim de oferecer aos clientes não somente assistência médica presencial por agendamento, mas também proporcionar maior agilidade num atendimento que pode ser oferecido no conforto de casa e de forma ilimitada, sendo 24 horas por dia, durante sete dias da semana. Esse serviço pode ser acessado pelo site ou Aplicativo da empresa.


Sarita Bezerra

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem