Concurso delegado da Polícia Civil: dicas que realmente podem valer sua aprovação

Quer saber mais sobre concurso de delegados da Polícia Civil? Veja como funciona esse trabalho e também siga dicas para garantir sua aprovação. O concurso de delegados da Polícia Civil é uma das seleções que mais chama a atenção dos formandos em Direito. 

Por este motivo, se está a pensar seguir esta profissão, tenha a certeza de que os requisitos serão elevados. Portanto, este artigo tem como objetivo informá-lo sobre este campo. Aprenda quais funções são necessárias, qual é o perfil ideal e como se preparar para os testes da competição de PC delegado. Vamos.

O que faz um delegado da polícia civil?

Em primeiro lugar, é importante destacar que a Polícia Civil é organizada pelos Estados. Isso torna o profissional um funcionário público do estado. Está diretamente ligada à Polícia Judiciária e tem uma atuação centrada na investigação de crimes. Portanto, o delegado é o chefe cuja função é dirigir as consultas, visando as suas respectivas resoluções. Veja algumas de suas atribuições abaixo.
  • Elaboração de portarias e relatórios;
  • Expedição de mandados de intimação;
  • Concessão de liberdade provisória mediante fiança;
  • Solicitação de perícias;
  • Fiscalizar emissão de documentos públicos que sejam de sua responsabilidade.

É importante ressaltar que as atividades relacionadas às esferas internacionais ou ao tráfico de drogas não fazem parte de sua competência. São obrigações da Polícia Federal. Além disso, alguns requisitos são essenciais para quem procura esta posição. Claro que, dependendo do estado em questão, alguns pontos, como o exercício de uma atividade legal, podem ou não ser exigidos.

Porém, o treinamento é sempre o mesmo. Para participar do concurso de delegados de Polícia Civil, você deve ter um diploma de bacharel em direito. Assim, o candidato deve estar atento aos editais, evitando qualquer tipo de imprevistos que atrapalhem seu processo.

Como se preparar para o concurso delegado de Polícia Civil

A primeira dica para passar no concurso de delegados do PC é sempre se basear nos editais anteriores. Isso serve tanto para conhecer os requisitos e atribuições, como também os conteúdos que normalmente são cobrados. Além disso, por se tratar de uma seleção bastante competitiva, a periodicidade dos estudos é fundamental. Portanto, tente reservar algumas horas do seu dia apenas para se dedicar a isso. Além disso, verifique se existem testes anteriores disponíveis. 

Dessa forma, você poderá ir resolvendo as questões e se familiarizando com o ritmo da prova. Isso pode economizar muito tempo no momento do teste oficial. Lembre-se de que a internet é sua melhor ferramenta.

 Existem vários sites preparatórios que podem ajudá-lo. Encontre aqueles que são mais especializados no assunto. Finalmente, tente entrar em contato com pessoas que já passaram por esta seleção de concurso de delegados de PC. Sua experiência pode servir de fonte de inspiração. E ainda, como um guia para conseguir sua vaga no concurso de delegados do PC.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem