Município de Crateús é pioneiro no Ceará a emitir carteira da pessoa com espectro autista

O município de Crateús iniciou neste mês de dezembro, a emissão da carteira garante acesso aos serviços públicos e privados do município, para pessoas com espectro autista. De acordo com o psicólogo atuante no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, por meio da Secretaria de Assistência Social, Weverton Nascimento, o projeto é abalizado na lei nº 972/2021, de 4 de novembro. 

"Foi uma demanda que chegou até o conselho através dos pais que sofriam constrangimento ao serem atendidos em algumas repartições devido a criança não apresentar nenhum aspecto visível de deficiência", destacou nascimento. 

Como requerer

Os interessados em ter acesso ao benefício poderão procurar a Secretaria de Assistência Social na rua Manoel Augustinho, no bairro São Vicente, portando RG e CPF dos responsáveis da criança ou adolescente, laudo médico com CID e comprovante de endereço. O serviço é gratuito. 

Carteira Girassol

O município também executa o projeto da Carteira Girassol, que engloba deficiências ocultas, como retardo/demência mental, Doença de Crohn, colite ulcerosa e esclerose múltipla, seguindo os mesmos. 

Confira as informações com o psicólogo no vídeo, e entrevista com Alice Lira, presidente da Associação de Mães Autistas de Crateús.

Confira mais informações com Weverton Nascismento e Aline Lira no vídeo:


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem