IFCE campus de Crateús avança no Retorno Presencial


O IFCE promove, 8 de dezembro, às 15 horas, transmissão ao vivo para esclarecer dúvidas sobre o retorno de atividades presenciais, por meio do canal do campus no Youtube. O processo de retorno teve início no dia três de novembro e as aulas práticas de laboratório foram retomadas no início de dezembro. A expectativa é que as aulas teóricas voltem a ser ministradas a partir de 16 de dezembro. Na transmissão ao vivo, os dirigentes do campus vão apresentar o cronograma de retorno e esclarecer dúvidas dos estudantes.

O IFCE campus de Crateús já iniciou o retorno presencial de suas atividades. Na fase atual, já são promovidas atividades administrativas, de infraestrutura e tecnologia da informação. No âmbito do ensino, o campus já retomou aulas práticas de disciplinas de laboratório, com prioridade para estudantes que estão no último período do curso, que dependem dessas matérias para se graduar. A biblioteca do campus também reiniciou o atendimento a estudantes e servidores, com empréstimo de livros e consulta ao acervo.

O retorno presencial ocorre em quatro fases, com duração mínima de quinze dias cada uma. A primeira fase teve início no dia 3 de novembro, com o retorno dos gestores ao campus e da equipe de infraestrutura. No dia 2 de dezembro, teve início a segunda fase, com a retomada de atividades de atendimento aos estudantes e aulas práticas em laboratório. A expectativa é que no dia 16 de dezembro haja a progressão para a terceira fase, com retomada de aulas teóricas e o retorno da maior parte das atividades administrativas de forma presencial. Nesse ritmo, o campus deve iniciar o ano de 2022 com 100% de atividades presenciais.

O avanço das fases requer o preenchimento de uma série de condições que permitam o retorno seguro às atividades presenciais: índices reduzidos de transmissão do vírus no estado, baixas taxas de ocupação de leitos de enfermaria e UTI na região, percentuais mínimos de vacinação dos estudantes, entre outros. Uma comissão de servidores acompanha esses indicadores e emite pareceres semanais recomendando à direção do campus o avanço ou a manutenção das fases de retorno.

Mesmo com atividades presenciais, são mantidos protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscaras de proteção facial, distanciamento social em todos os ambientes e uso constante de álcool em gel. Pessoas de grupo de risco ou com comorbidades permanecem afastadas das atividades presenciais.

Com Ascom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem