Caçadores matam onça e posam para fotos com o animal no Ceará; polícia investiga


Caçadores mataram uma onça parda e, logo depois, posaram para fotos exibindo o animal morto na zona rural do município de Tarrafas, no interior do Ceará, nesta terça-feira (3). As imagens já chegaram à Polícia Civil, que está investigando o caso.

Nas imagens, vários homens aparecem com o animal. Um deles chega a segurar o felino pelo pescoço. Em uma outra imagem, um outro homem pisa com a bota no focinho.

Também circula nas redes sociais vídeos que mostram os caçadores no mato perseguindo a onça quando ela ainda estava viva, mas já ferida. Enquanto o felino sofre com os ferimentos, os caçadores atiram pedras e dão risadas. Um cachorro também aparece mordendo a onça, já agonizando.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que, ao tomar conhecimento da ocorrência, policiais da Delegacia Municipal de Assaré, município vizinho, estiveram no local onde a onça foi morta e fizeram os primeiros levantamentos. Os trabalhos policiais estão em andamento.

Segundo o biólogo e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hugo Fernandes, a onça morta é da espécie Puma concolor e está ameaçada de extinção. A caça é proibida.

"E isso está acontecendo, principalmente, por conta de imagens como nós vimos, que é a caça direta de seus indivíduos [...] a onça parda é muito perseguida por conta dos conflitos de agricultores de pequeno a grande porte que não querem ver seus animais de criação sendo predados pela onça, mas isso é uma consequência direta da diminuição de suas presas na natureza", explica o biólogo.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o telefone (88) 3535-1957, da Delegacia Municipal de Assaré.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança, ou para o (85) 3101-0181, número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e anonimato são garantidos".

g1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem