Ipaporanga: MPE recorre e chapa Amaro e Cleoto será julgada pelo TSE

 

Após julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no mês de agosto, favorável a chapa de Amaro Pereira (PT), e Cleoto Bezerra (PDT), respectivamente prefeito e vice de Ipaporanga, o Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu da decisão que absolveu a dupla por supostas práticas de abuso de poder econômico. O recurso foi assinado pela Procuradora Regional Eleitoral, Lívia Maria de Sousa, no dia 8 deste mês. 

De acordo com o pedido, o TRE deixou de reconhecer a prática de abuso de poder político, e pede a cassação dos diplomas dos candidatos beneficiários eleitos, bem como aplicação da inelegibilidade aos investigados.

As práticas ilegais teriam acontecido em eventos transmitidos em páginas institucionais da prefeitura nas redes sociais, onde ocorreram sorteios de geladeiras e até motocicletas, sendo gasto de R$ 150 mil reais para aquisição de premiações em ano pandêmico. 

A documentação do MPE aponta, com base em testemunhas, que foi exigido apresentação de título de eleitor para participar do sorteio, e foram distribuídas em torno de 4 mil cartelas nos sorteios, número que repreenta quase a metade do eleitorado do município. 

No último julgamento, o TRE decidiu apenas a pena de multa de R$ 20 mil ao ex-prefeito Toinho Contábil (PT).

NATHAN LOIOLA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem