Alunos do IFCE de Crateús são finalistas em competição da Samsung com sistema de tratamento de água


Um grupo de alunos do IFC Campus de Crateús, desenvolveu um sistema solar de purificação de água e estão concorrendo em competição que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções para a sociedade local, com experimentação científica e/ou tecnológica,

De acordo com o professor e orientador dos alunos, Nonato Júnior, trabalho foi classificado como finalista do Prêmio Respostas para o Amanhã. Os alunos finalistas são Pedro Henrique de Sousa Lima, Maria Clara Moreira Bonfim, Mara Eduarda Machado Costa, Maria Fernanda Ferreira Paulino. O projeto está instalado em um sítio do senhor Rivelino José Wenzel, na localidade de Ichuí. 

“O projeto funciona por meio dos processos de evaporação e condensação da água com uso da radiação solar. A água salinizada é colocada em um tanque de aquecimento coberto por vidro, que permite a entrada da radiação solar e aquecimento contínuo do sistema. Após algumas horas, essa água evapora, mas os sais permanecem no compartimento inicial. Em seguida, o vapor de água passa por um sistema de resfriamento e volta ao estado líquido, mas agora sem os sais”, explica o professor.

O sistema trata mais de um litro de água por dia, mas está em processo de ampliação para chegar aos dois litros. Além disso, a equipe está trabalhando na construção de uma estação de monitoramento para análise da salinidade da água. Dessa forma, o sistema será capaz de informar se ela está adequada para consumo humano.

Serão três vencedores pelo Júri Popular, com votação aberta entre 12 e 17 de novembro, e outros três vencedores nacionais, que serão definidos por avaliação da comissão julgadora também no dia 17. O anúncio dos vencedores acontece no dia seguinte, em 18 de novembro.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem