UFC de Crateús e Huawei concluem construção de laboratório de pesquisa e desenvolvimento


O Campus de Crateús iniciou, em julho de 2020, uma parceria com a gigante chinesa Huawei, líder mundial em equipamentos para redes e telecomunicações, para execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento e treinamento nas áreas de Inteligência Artificial, Cloud Computing e Edge Computing, financiados através de recursos da Lei de Informática.

Os excelentes resultados obtidos em 2020 permitiram que fosse firmado um convênio para pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Artificial aplicada a Saúde, que fomentou a reforma de um espaço de 80m2 para criação de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento, no Campus de Crateús, chamado de EngineLab, que terá como foco a pesquisa em Engenharia de Software e Sistemas.

"O EngineLab será o primeiro laboratório do Campus de Crateús especialmente destinado a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com infraestrutura e qualidade equivalente aos melhores laboratórios de software e sistemas encontrados hoje na UFC", afirma o Prof. André Meireles, coordenador dos projetos em parceria com a Huawei e coordenador do EngineLab. O laboratório contará com 24 estações de trabalho, espaço de convivência e sala de reuniões com aparelho de videoconferência de última geração da Huawei. A previsão de inauguração do EngineLab é para o final de agosto de 2021.

O laboratório também atua em projetos de cunho educacional, com enfoque na capacitação e formação de alunos em áreas proeminentes da tecnologia da informação, como inteligência artificial e computação em nuvem.

Os projetos em parceria com a Huawei e demais parceiros têm atraído investimentos para a região de Crateús, contribuindo para interiorização e catalisação de oportunidades estratégicas utilizando equipamentos e tecnologias de ponta.

O EngineLab trabalha em parceria com outros grupos de pesquisa da UFC, como o GReat (Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas), em Fortaleza, o GESID (Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e Inovação Digital), em Crateús, e o NICLIC (Núcleo de Internet das Coisas), em Sobral.

Ascom UFC

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem