Editorial: profissionais de saúde de Crateús merecem nosso reconhecimento


 Quando acontece um caso de suposta negligência médica, repercussão já é certa. Não precisa nem denunciar ou relatar à imprensa. O famoso meio de divulgação "boca-a-boca", quando a notícia é falada de pessoa para pessoa aos moldes do "telefone sem fio", começando na ponta de uma forma, e terminando na outra de outra, já é o suficiente para todo mundo saber da polêmica. Óbvio que ninguém é perfeito, alguns realmente cometem sérios erros.

Mas fica a pergunta: porque nem sempre as boas ações dos profissionais de saúde ganham tamanha repercussão?  Há quem diga que não estão fazendo mais do que a obrigação deles. Uma coisa ouvi de um grande médico, é que "nem tudo que cai na prova cai na vida".

A maioria profissionais de saúde, desde o médico até o que faz a limpeza do ambiente hospitalar, jamais imaginaram que iriam passar na prática uma pandemia, mesmo já tendo estudando sobre surtos de abrangência mundial já passados. Até os mais experientes especialistas foram surpreendidos com a atual complexidade. Alguns deles já relataram a mim não suportar mais os plantões. Estão fazendo as obrigações deles, são pagos para isso, mas alguns deles já chegaram a pedir "arrego" por tanto serviço, a fim de desistir de encarar plantões, como nos foi relatado que aconteceu no SAMU em algumas cidades cearenses. 

As vezes só enxergamos a importância dos profissionais de saúde quando precisamos deles, ou quando alguém que a gente ama fica sob seu cuidados. A pimenta nos olhos dos outros é refresco, mas quando a pimenta é nos nossos olhos, a gente enxerga diferente. Particularmente "enxerguei diferente" quando vi meus familiares internados com a Covid-19. São nessas horas que valorizamos mais ainda o trabalhos dos profissionais de saúde.

Agora eu vou ser justo, ou injusto, justo por citar o nome de alguns profissionais de saúde de Crateús considerados dignos de elogios, mas injusto por não citar os nomes de todos, a estes peço perdão. Por mais médicos como Dr. João Victor, Drª Kaisa, Dr. Felipe, Dr. Rafael, Dr. Elanildo, e técnicos de enfermagem como Daiana, Guimar e Israel. 

Lembra de mais algum profissional de saúde que tem atuado nessa pandemia? 

O reconhecimento é gratuito para quem reconhece, mas valioso para quem é reconhecido.

Marque nos comentários os nomes dos profissionais de saúde que você parabeniza.

NATHAN LOIOLA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem