Capacete Elmo contribui com recuperação de pacientes com Covid-19 em Ipueiras


A utilização do capacete, que depende de treinamento específico para manuseio, está reduzindo a necessidade de internação na UTI.


Buscando contribuir com eficiência e agilidade na recuperação de infectados pelo Coronavírus, a prefeitura de Ipueiras, com o suporte da Secretaria de Saúde, adquiriu capacetes Elmo e viabilizou capacitação para que 11 profissionais da saúde, entre fisioterapeutas e enfermeiros, realizassem o manuseio dos aparelhos que já estão sendo utilizados no tratamento de pacientes do município.

“No primeiro momento, entendemos que seria muito importante trazer o Elmo porque iria garantir um suporte maior aos nossos pacientes. Depois, buscamos a estrutura que ele precisa para funcionar. Por último, foi a vez de conseguir a capacitação para os nossos profissionais, que aconteceu no Hospital Geral de Fortaleza formando dois fisioterapeutas que, em seguida, repassaram o conhecimento para os demais integrantes da equipe. Mesmo dispondo do equipamento, a maioria dos municípios da região não usa porque não sabe manusear”, explica Rosanne Martins, diretora do Hospital e Maternidade Otacílio Mota.

O Elmo consiste em um capacete de PVC e demais acessórios que viabilizam a mistura de gases (AR comprimido e oxigênio medicinal (O2)), mantendo a pressão positiva e, de acordo com situação a clínica de cada paciente, fornecendo o tratamento necessário. Em Ipueiras, foram adquiridos 07 equipamentos, sendo 04 comprados com a doação do salário do prefeito, 02 doados pelo deputado Danilo Forte e 01 doado pela Loja Maçônica de Ipueiras.

A aquisição, que possibilitou um passo à frente no tratamento da Covid-19, reduziu em 60% a necessidade de internação de pacientes nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e também diminuiu os casos de intubação, um procedimento invasivo de respiração mecânica. Uma tecnologia ideal para o quadro clínico moderado que também auxilia nos casos em início de gravidade.

Clécio Farias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem