Tauá fecha fronteiras e acessos de municípios exceto para emergências em saúde



A Prefeitura de Tauá fechará suas vias de acesso para os municípios que fazem limite e para os que integram a Região dos Sertões de Crateús que decretaram isolamento integral no período de 24 a 30 de maio.

A medida será realizada através de barreiras sanitárias e apoiada pelas forças policiais do Estado e de segurança do Município de Tauá. Será permitido apenas o acesso de pessoas que apresentarem, nas barreiras sanitárias, o comprovante de vacinação ou o resultado negativo para o Coronavírus.

A decisão foi aprovada por unanimidade durante reunião extraordinária do Comitê de Enfrentamento à Covid realizada nesta sexta-feira (21), que é constituído por setores da sociedade civil e Poder Público.

Durante esse período, serão proibidas também a circulação de pessoas oriundas de outros municípios para acesso aos serviços públicos e privados da cidade de Tauá. A exceção para a circulação dessas pessoas é a utilização “dos serviços hospitalares de urgência e emergência, mediante o devido referenciamento pela Secretaria de Saúde do Município de origem, através do processo de regulação da Secretaria de Saúde do Estado”.

O Decreto nº 0521001/2021 assinado pela prefeita Patrícia Aguiar, já está publicado no Diário Oficial do Município. “Com a decretação de isolamento rígido nesses Municípios existe um aumento considerável do fluxo de pessoas para os serviços bancários e comerciais oferecidos pelo Município de Tauá, o que poderá deflagrar um processo de alta contaminação da Covid (19)”, justifica.

Está previsto também no Decreto que as forças de segurança das Tendas Sanitárias farão dispersar todas as pessoas de outros municípios que procurem os serviços bancários e lotéricos da cidade de Tauá. Já os laboratórios privados do município deverão fazer relatórios diários sobre os resultados dos testes para detecção do Coronavírus, sob pena de terem seus alvarás de funcionamento cassados.

Com o agravamento da contaminação da Covid nos municípios vizinhos, a população das cidades próximas a Tauá estão buscando os serviços da atenção primária em saúde prestados pelas Estratégias Saúde da Família do município. Entre os dias 10 a 19, foram atendidos 93 pacientes de outras cidades. O Hospital Regional Dr. Alberto Feitosa Lima tem recebido pacientes com Covid oriundos de Municípios de toda Macrorregião de Saúde, sendo que apenas 40% dos pacientes são de Tauá.

Wilrismar Holanda

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem