Prefeitura no Piauí é fechada após surto de coronavírus entre prefeito e servidores


A Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia foi fechada, nesta quinta-feira (6), após um surto de coronavírus entre os servidores. O prefeito Felipe Ribeiro, a primeira-dama Clara Ribeiro, secretários municipais, chefe de gabinete e professores lotados na sede estão entre os infectados.

O prefeito Felipe Ribeiro, que está em isolamento social, disse que em Cajueiro da Praia, cidade onde está localizada uma das praias mais visitadas por turistas, a Praia de Barra Grande, a situação epidemiológica é preocupante. O gestor ressalta, ainda, a falta de recursos financeiros para o combate à pandemia.

“Vivemos em um santuário ecológico, um lugar que, atualmente, é visto como o maior potencial turístico do Estado do Piauí. Porém, necessitamos de apoio para que a população tenha um bom atendimento em várias áreas de serviços básicos, em especial, a saúde. No entanto, é preciso ressaltar que sozinho não temos como garantir tudo, necessitamos de um apoio. Recebemos a prefeitura sem nada para investir em atendimento contra a Covid-19. E continuamos sem apoio financeiro, sofrendo desde janeiro os efeitos da segunda onda da doença e com vacinação lenta, pelo não envio de vacinas suficientes”, disse.

O município continua recebendo turistas, e mesmo com os alertas, realização de testes rápidos, não existem medidas mais rigorosas, pois a prefeitura afirma que não tem estrutura para bancar barreiras sanitárias, testagem em massa e fiscalização diária. Atualmente, somente dois policiais ficam responsáveis pelo turno de policiamento no município.

A Prefeitura de Cajueiro da Praia informou, ainda, que o único posto de saúde da cidade está sobrecarregado e dezenas de pacientes com síndrome gripal buscam atendimento, aguardando resultado dos exames. Neste mês de maio estão sendo registrados de 20 a 30 atendimentos diários de pessoas com sintomas de gripes.

A coordenadora do SAMU de Cajueiro da Praia, enfermeira Susane Souza, usou as redes sociais para fazer um apelo para que as pessoas sigam as medidas de restrições, se protejam e evitem aglomerações.

“Estou fazendo um apelo, porque estamos preocupados, assustados com o aumento no número de casos de covid-19. Não temos hospital, dependemos de outros municípios e nosso posto de saúde não conta com muitos leitos’, ressalta Susane.

Durante o mês de março o município conseguiu controlar a disseminação do vírus, com as barreiras sanitárias e a proibição de entrada de pessoas que não moram ou trabalham no município. Mas, devido à pressão e críticas que recebeu de alguns empresários, as medidas tiveram que ser reduzidas, passando a adotar apenas as medidas decretadas pelo Estado do Piauí.

“A partir daí, passamos a usar as redes sociais pedindo as pessoas que tenham consciência, mas é um trabalho muito difícil. Agora, estamos registrando um aumento considerável de novos casos”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Joara Cunha.

Boletim epidemiológico mostra que 1989 casos de Covid-19 foram notificados no município. A cidade acumula 22 óbitos.

Cidadeverde.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem