Ipueiras: prefeito Júnior do Titico dá mais um passo para construção do novo abatedouro após reunião com Adagri


 O prefeito de Ipueiras, Júnior do Titico, está articulando parcerias para a construção de um abatedouro público municipal. Na segunda-feira (24) essa necessidade foi um dos temas tradados com o governador do Ceará Camilo Santana. No dia seguinte, seguindo com as tratativas, foi a vez de conversar com Vilma Freire, presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri). 

De acordo com o prefeito, Júnior do Titico, as negociações foram positivas. “A presidente da Adagri se colocou à disposição para nos auxiliar em todo o processo. Logo, encaminharemos o projeto que está sendo construído para que possamos ter um equipamento de incentivo à produção de carne de qualidade no nosso município”, afirmou. 

A obra  deverá sanar um problema que teve início no passado, causado pelo descontrole sanitário, que levou a interdição e a demolição do antigo abatedouro, e atualmente compromete a saúde dos ipueirenses.

Importância do abatedouro

Abater os animais de forma clandestina, além de ser cruel, pode comprometer a saúde de quem consome a carne, que está sujeito a inúmeras doenças, tais como: tuberculose; cisticercose, popularmente conhecida como “solitária”; brucelose, infecção generalizada causada por bactérias; botulismo, intoxicação pela exotoxina e aftosa, doença infecciosa aguda que causa febre.

A prática irregular também está presente no armazenamento e transporte da carne bovina e na poluição do meio ambiente, já que dejetos e resíduos são deixados ao relento ou atirados nos rios e nascentes. Um problema atual em Ipueiras que deverá ser resolvido em breve.

Com Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários