Monsenhor Tabosa é o município que mais vacina contra Covid no Ceará


O município de Monsenhor Tabosa, a aproximadamente 200 quilômetros da Capital, registrou o maior índice de vacinados em relação ao número de habitantes. A cidade com população estimada em 17.249, já imunizou 41,6% das pessoas. Porcentagem bem maior que a média dos demais municípios.

Em números absolutos, a cidade soma pouco mais de 7 mil doses aplicadas, segundo dados do Vacinômetro - plataforma da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), obtidos na quinta-feira, 31. O registro é a atualização mais recente disponível no sistema até o momento da elaboração desta reportagem.

Monsenhor Tabosa registrou até esta quarta-feira 4,7 mil imunizados com a primeira dose e 2,46 mil com a segunda. O dia também marcou o novo recorde do Estado do Ceará, que ultrapassou a marca de 1 milhão de doses aplicadas, contabilizando 817.598 aplicações da primeira dose e 222.6222 da excedente.

E os números não param por aí. Em segundo lugar no ranking de municípios que mais vacinam em relação proporcional, está a cidade de Poranga, com média de 22,3% de imunizados. O município da Região Norte tem uma população estimada em 12,3 mil habitantes e já distribuiu um total 2,75 mil doses desde o início do programa em 19 de janeiro. A secretaria de Saúde do município, Raimunda Marinho, comentou a operacionalização do projeto responsável pelo índice positivo.

“Estamos vacinando em sistema acelerado. Drive-thru, vacinação à domicílio, vacinação nos postos. As equipes estão empenhadas, fazendo busca ativa. Implantamos o trabalho do assistente social nos casos dos idosos com resistência a tomar (a vacina) . Assim estamos avançando com muito cuidado seguindo todos os critérios”, detalhou.

Já em Aratuba, 20,6% da população já foi imunizada, contabilizando 1.682 de aplicações da primeira dose e 751 da segunda. Com início no dia 21 de janeiro, a campanha de vacinação de Aratuba já está na segunda fase, com agendamento disponível para idosos acima de 60 anos. No último sábado, dia 26, o município registrou o maior número de aplicações em apenas um dia, foram 218. Cezanildo Silva, coordenador de Atenção Básica e Imunização da cidade, comentou os esforços feitos para garantir o atendimento de todos os cidadãos. “Têm locais que são longe e já cheguei a andar dez quilômetros para vacinar duas pessoas”, relata.

Atualmente, Aratuba conta com maior número de vacinados do que de pessoas contaminadas pela Covid. Segundo os boletins atualizados ontem, são 581 casos confirmados da doença contra 2,43 mil imunizados.

Em quarto lugar está o município de Quiterianópolis, que conta com 18, 6% de sua população vacinada. A cidade de pouco mais de 21 mil habitantes, localizada na Região Norte, já soma 3,93 mil aplicações.

Foto: Thania Rego
Com O Povo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem