Se muitos cearenses relaxaram as medidas sanitárias após contraírem Covid-19, sob a confiança de estarem imunes à doença, novos dados divulgados neste mês pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) por meio de nota técnica reacendem o alerta: 76 pacientes testaram positivo duas vezes para o novo coronavírus no Estado, entre junho e dezembro de 2020. A maioria deles é de adultos entre 30 e 39 anos.
Entre 11 de junho e 31 de dezembro de 2020, foram notificados à Sesa 143 casos suspeitos de reinfecção, dos quais 59 foram descartados porque os pacientes não haviam realizado exames RT-PCR em ambas as manifestações de sintomas e outros nove porque os testes tinham intervalo inferior a 90 dias entre si.
“O aumento do número de casos adicionais de provável reinfecção pelo Sars-CoV-2 ou recorrência da Covid-19 nos permite concluir que tais fenômenos são relativamente comuns entre nós. Neste período, também pudemos observar o acúmulo de relatos de ocorrências semelhantes em outras regiões do Brasil, além de países estrangeiros”, pontua o documento.
32 municípios do Ceará casos prováveis de reinfecção:
- Fortaleza (25 casos)
- Aracati (1)
- Assaré (1)
- Barbalha (1)
- Campos Sales (1)
- Crateús (1)
- Granja (1)
- Iracema (1)
- Jaguaretama (1)
- Maracanaú (1)
- Meruoca (1)
- Monsenhor Tabosa (1)
- Morada Nova (1)
- Orós (1)
- Palhano (1)
- Pereiro (1)
- Quixadá (1)
- Santana do Acaraú (1)
- Santana do Cariri (1)
- São Gonçalo do Amarante (1)
- Tauá (1)
- Umari (1)
- Alto Santo (2)
- Itaitinga (2)
- Juazeiro do Norte (2)
- Russas (2)
- Sobral (2)
- Farias Brito (3)
- Ipu (3)
- Maranguape (3)
- Milagres (5)
- Mombaça (5)
Fechando os 76 pacientes possivelmente reinfectados está um oriundo de São Paulo, mas diagnosticado em terras cearenses. 62% dos casos prováveis de reinfecção são de mulheres: elas somaram 47 pacientes. Os 29 demais registros, que correspondem a 38% do total, são entre homens.
Diário do Nordeste