Tauá confirma 1º caso de reinfecção por coronavírus; paciente morreu

A Secretaria de Saúde confirma o 1º caso de reinfecção pelo novo coronavírus no município de Tauá e anuncia que a vítima morreu. A informação consta no Boletim Epidemiológico divulgado no início da tarde de hoje(10), que contabiliza as duas primeiras mortes pela doença no mês de dezembro, elevando para 62 os óbitos ocorridos desde o início da pandemia. 

Reinfecção e óbito

A publicação da Secretaria informa que a paciente, uma senhora de 72 anos, que residia na vila de Santa Teresa, distante aproximada 48km da cidade de Tauá, foi infectada no mês de julho desse ano e ficou curada, no entanto, ela voltou a contrair a doença, vindo a óbito no último dia 02 de dezembro. 

A Secretaria de Saúde do Estado orientou que fosse feita uma investigação e a Vigilância Epidemiológica do Município realizou o trabalho, com coleta de dados, visitas domiciliares, dentre outras linhas de avaliação, confirmando o caso de reinfeção seguido de óbito. 

“No mês de dezembro foram confirmados 02 óbitos, ocorridos no dia 02/12, com ocorrência domiciliar (Bairro Dr. José Ósimo e Santa Tereza), que seguiam em investigação até a manhã de hoje(09), quando foram liberados os laudos de RT-PCR pelo LACEN.

Um dos óbitos foi investigado pela VIEP do município, sob a orientação da SESA, por tratar-se de uma recorrência (RT-PCR detectável após a primeira infecção em Julho).

O primeiro caso de recorrência do COVID-19 do município, trata-se de uma idosa de 72 anos que residia no Distrito de Santa Tereza. A equipe da Vigilância Epidemiológica do município completou a investigação através da coleta de dados, por ocasião de visita domiciliar e investigação dos contatos intradomiciliares”, diz trecho do boletim epidemiológico.

Nota Técnica

Em contato com o Blog do Wilrismar, o Secretário de Saúde Dr. Marcos Willian, disse que uma Nota Técnica será divulgada nas próximas horas com mais detalhes sobre o caso, que pode ser o primeiro do país. 

Já a Coordenadora da 14ª CRES, Dra. Dulce Feitosa, também confirmou a informação a partir do trabalho conjunto realizado pelo Estado e Município. Ela voltou a alertar a população do Ceará que a pandemia não acabou e “todos devem continuar seguindo as recomendações dos decretos de isolamento social emitidos pelo Estado”. Ela acrescentou ainda que na Região de Saúde do Sertão, onde a Região dos Inhamuns está inserida, foram registrados outros dois casos de reinfecção, porém os pacientes estão em tratamento.

Veja o boletim epidemiológico atualizado às 16h de ontem(09) e divulgado no início da tarde de hoje(10), em link anexo abaixo

Repórter Wilrismar Holanda

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem