O estoque do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) receberá mais 4,8 mil toneladas de milho para comercialização no Ceará. O carregamento, removido do município de Vera, em Mato Grosso, começa a chegar esta semana nas unidades armazenadoras (UAs) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O produto será disponibilizado nas UAs de Crateús (800 toneladas), Sobral (1,5 mil toneladas), Iguatu (2 mil toneladas) e na unidade satélite de Morada Nova (500 toneladas). O preço da saca de 60 kg está sendo vendido a R$ 67,20. Neste mês, a aquisição do produto deve ser feita até o dia 17, em virtude do fechamento do ano.
Atualmente, todas as unidades armazenadoras do Ceará possuem estoque de milho para comercialização, com exceção de Morada Nova que está sendo abastecida neste carregamento. Ao longo deste ano, já foram comercializados mais de 23,5 mil toneladas de milho nas unidades do estado, atendendo 2.907 criadores.
O Ceará conta com cerca de 3.800 cadastros válidos no ProVB. Para realizar a compra do milho de forma online, o produtor cearense cadastrado pode entrar em contato com a unidade de armazenamento da Conab onde fez o registro, pelo e-mail ou telefone da UA.
O ProVB permite que criadores tenham acesso aos estoques de milho do governo para alimentação dos plantéis de animais. A operação é feita por meio de vendas diretas nas unidades regionais da Conab, a preços compatíveis com o mercado atacadista local ou com as cotações praticadas em pregões públicos.
Conab